Páginas

11 março 2012

Futebol 1

Mais uma série de quatro fotografias me chegaram às mãos, veiculadas pelo Carlos Manuel Cardoso através do Fb.

Não fotografias bem antigas… que me dão o “trabalho gostoso” de poder fazer a identificação dos retratados.
A recordação de muitos amigos que já nos deixaram também nos dá uma força suplementar na tarefa de os ver de novo ao fim de tanto tempo… O tempo gasto com este trabalho acaba por ser um tempo bem empregue e que nos dá uma satisfação indizível.

Seria um "encontro de Solteiros/Casados"?...
Esta fotografia será a nº1. Não tem data assinalada mas não errarei muito se a situar entre 1960 e 1963… Já está construído o prédio que faz gaveto nas ruas Tenente Carlos Alves e Major Perestrelo da Conceição, embora não possamos identificar, nesta foto, qualquer das quatro vivendas construídas já depois de Abril de1964, no espaço onde existiu uma nora e um portão, junto à actual "via rápida" construida junto ao muro norte do Liceu Nacional.
Esta foto foi obtida no topo norte de um espaço, então vazio, e onde actualmente se erguem os blocos residenciais que integram a rua Dr.António Manuel Gamito, ao lado do portão norte do Estádio do Bonfim. Este espaço a que me refiro é hoje ocupado por um campo de treinos do Vitória FC e pelo Pavilhão Antoine Velge um pouco mais a sul.


Passados cerca de 50 anos (cinquenta!!...) as caras destes jovens modificaram-se “um pouco”… Mesmo assim, apenas de alguns não consegui lembrar-me.
Ora vejamos:

Na 1ºFila, de joelhos:
NN, Jorge Manuel da Silva Costa, Rui Cândido, Domingos Carrilho do Rosário, Artur Vaz (parece...), Manuel Pereira, José Rica, José Manuel Parreira Páscoa, João Carlos Rosa Salgueiro, Zeca Pedroso (?), Alberto Guilherme da Silva Alves (Chefe) e Rui Francisco Crespo Martins Oliveira (Carmona.)


Na 2ªfila, de pé:
Luis Leal, Jorge António Mota Mendes, Luis Filipe Fernandes, João Contreiras, Vasconcelos (marido da Paulina Pimentel), Carlos Alberto Leandro Gomes (Carlinhos da Rosel), Jaime Fernando Forte de Faria, António Manuel Fernandes Alves, Fernando Xavier Santana, NN, Luis Novais Câmara Pestana, o "benjamim" José Luis Carvalho Rocha Lorenzo (parece-me o filho do sr.Laureano Rocha que foi meu aluno; mas o que é que este "miudo" fazia aqui?!...), Júlio da Silva Tavares, José Fernandes Alves Cândido e Horácio Pereira.

1 comentário:

João Paulo Pedrosa disse...

É sem dúvida o meu primo Zeca Pedrosa! Tal como o meu pai Manuel Pereira.

A identificação de Horacio Pereira refere-se ao meu falecido tio??

Eu não o conseguia identificar, e acho que seria a 1ª foto dele ainda com algum cabelo que eu vejo!!!

Uma delícia estas fotos. Vou pedir ao Carlos para me enviar para o mail e imprimi-las. O meu pai está a atravessar um momento de saúde muito complicado e as «estórias» que envolvem essas fotos irão animá-lo nesta fase difícil!

João Paulo Pedrosa