Páginas

26 março 2012

Fotografias de Setúbal...

Esta foto obtida em 1 de Julho de 1962
Dá para entender o que aqui vemos… sem grande esforço.


A Avenida Dr.António Rodrigues Manito.


O Liceu ainda ficava “no campo”… como os críticos de então ainda diziam, mas já sem a convicção com que o afirmavam uma dúzia de anos antes.
Foram construir um Liceu novo quase ao pé de Palmela!!... Para quê sacrificar as pobres crianças que têm de calcorrear a pé aquele caminho todo…”
Nesta época já havia autocarros, mas circulavam apenas de hora a hora… e não havia muitos pais com automóvel como há hoje… A maioria dos alunos ia mesmo a pé… Reparem que o piso da avenida já está todo asfaltado. Mal asfaltado, é certo...

Até uns tempos antes, o asfalto terminava mesmo em frente do portão do Liceu… Daí para cima, só macadame…
.
No local onde se ergueram, uns anos mais tarde, as vivendas que ali conhecemos agora, havia uma nora, já atulhada nesta altura.
Nota-se ainda, de perfil, o portão que dava acesso a um caminho que servia algumas quintas situadas atrás do Liceu, caminho esse que ladeava o muro norte do Liceu. Durante as obras de construção da “Via Rápida”, esse caminho foi substituído pela rampa agora ali existente, paralela à mesma via e que dá acesso à preceta atrás do Liceu. Não errarei muito se arriscar o mês de Janeiro de 2002 para a data de construção desse caminho que ficava ente o Liceu e esta nora representada.
.
Também se nota melhor, nesta foto, o espaço que, em frente do Liceu, era ocupado por um enorme laranjal, na quinta do Sr. Evaristo Anjos. Entre a vivenda que vemos à direita (onde vivia a família do Sr. Evaristo) e a e a Escola primária, um pouco mais além, ainda não tinha sido terraplanado um parque de estacionamento (muito rudimentar…) que serviu, quase em exclusivo, alguns… muito poucos, professores com carta de condução que havia naquela época… Não se nota o desnível com cerca de 2 metros que ali surgiu com esse arranjo…

Não dá para ver se as bancadas do Estádio do Bonfim já estão construídas…Creio que as bancadas do lado da avenida Manito já teriam sido construídas pois o Estádio do Bonfim foi inaugurado dois meses após esta fotografia, num desafio com a Académica e que esta levou de vencida por 1 - 0, em meados de Setembro de 1962.

As vivendas, em frente do Estádio não estavam ainda todas construídas. Por essa altura ainda devia existir um lavadouro público (no local onde está hoje a Estação de Serviço.) que se ligava a um espaço, mais a norte, e desnivelado cerca de 2 metros, onde mais tarde surgiram as actuais três primeiras vivendas do lado sul. (em 1966/67 ?)

Foi exactamente nesta altura que se iniciou a construiu de toda a ala norte do edifício do Liceu Nacional. Essa obra de aumento do edifício não está visível nesta foto. Ela situa-se no prolonganeto da ala que podemos ver à nossa esquerda, mas formando um ângulo recto com ela.

Sem comentários: