Pierre Auguste Renoir
1841 – 1919
Busto de Mulher ao Sol
Com Busto de Mulher ao Sol, Renoir define melhor as suas intenções. Guarda em si um longínquo fundo clássico que o levará em várias ocasiões, a afirmar que a sua aspiração é renovar Ingres. Quando, em 1881, for a Itália, demorar-se-á, fascinado, diante das obras de Rafael. E irá afastando-se cada vez mais dos impressionistas, para se separar definitivamente em 1883. Com efeito, não tolera o doutrinarismo de alguns dos seus amigos, as suas longas discussões sobre as teorias luminosas. Na verdade, Renoir não necessita de nada disso: aquilo que para outros se põe como resultado de uma equação, para ele é conquista obtida de improviso.
Cfr. Carlo Munari
In “Grandes Museus do Mundo”
Ed.Verbo – Setembro/1973
Com Busto de Mulher ao Sol, Renoir define melhor as suas intenções. Guarda em si um longínquo fundo clássico que o levará em várias ocasiões, a afirmar que a sua aspiração é renovar Ingres. Quando, em 1881, for a Itália, demorar-se-á, fascinado, diante das obras de Rafael. E irá afastando-se cada vez mais dos impressionistas, para se separar definitivamente em 1883. Com efeito, não tolera o doutrinarismo de alguns dos seus amigos, as suas longas discussões sobre as teorias luminosas. Na verdade, Renoir não necessita de nada disso: aquilo que para outros se põe como resultado de uma equação, para ele é conquista obtida de improviso.
Cfr. Carlo Munari
In “Grandes Museus do Mundo”
Ed.Verbo – Setembro/1973
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