Páginas

15 março 2009

Uma escuta telefónica…

Hoje
15.03.2009
no Público
.
Vão mas é chatear o Sócrates porque ele é que recebeu os 500 mil.”
A frase interceptada numa escuta telefónica de 17 minutos feita a um dos suspeitos do caso Freeport, consta dos oito volumes do processo de condenação, por violação do segredo de justiça, do inspector da Polícia Judiciária, José Torrão.
A escuta data de 9 de Fevereiro de 2005.
.
Dois dias depois da chamada telefónica, cujos interlocutores não são identificados, o jornal “O Independente” divulgou um documento da PJ que mencionava Sócrates (…) como um dos suspeitos do caso Freeport.
.
(…) No processo de José Elias Torrão é também descrita a iniciativa da procuradora adjunta do Departamento de Investigação e Acção Penal, Inês Bonina, de pedir a inclusão nos autos de investigação do Freeport de um dossier de 145 páginas com “certidões registais relativas à aquisição e venda de património por José Sócrates Carvalho Pinto de Sousa e outros actos jurídicos relativos à sua vida privada”.
O pedido foi feito em 2006 e o dossier foi entregue a Maria Alice Fernandes (coordenadora da PJ, de Setúbal).
A procuradora fez notar que estes dados poderiam não ser relevantes para o processo de Torrão mas que seriam “pertinentes” para a investigação do licenciamento do

Freeport.
.
Cfr.Maria José Oliveira
in. "Escuta telefónica feita em Fevereiro de 2005
envolve José Sócrates no caso Freeport!

Sem comentários: