Páginas

30 janeiro 2009

Oleiros 1948

Passeios em Oleiros
no Verão de 1949


Esta fotografia vai fazer 60 anos...

Decidiam-se quase de véspera… mas quando resolviam dar um passeio (a pé, claro!...) lá íamos todos, até as pernas aguentarem… Nós, os mais novos, não nos queixávamos muito, mas recordo alguns “regressos” um pouco penosos…
Em alguns passeios, e lembro um que fizemos às Mougueiras, um cavalicoque” (ou seria ainda a Catita, uma égua linda que era o enlevo da Casa Romão?) conduzido pelo Aníbal, acompanhava-nos. Mas o cavalo era só um e as damas cansavam-se mais depressa …
.
A foto mostra-nos como o tempo não perdoa. Dos presentes na foto, apenas quatro teimam ainda em andar por cá… o mais novo dos quais deve ter agora 60 anos… De qualquer modo não sei o que aconteceu aos irmãos de Álvaro.
.
As primas “Romões” estavam ali em força, com a presença da sobrinha de Viseu, a Ana Máxima, que teria tido falta na Figueira da Foz se lá tivesse que assinar o ponto… e da Ana (?), da prima Gracinda, com apenas uns mesitos de idade, a reforçar o “clã” ali já tão bem representado.
Para lá das representantes da família Romão, apenas o Professor Francisco de Matos, marido da Gracinda e o António Mendonça, de Álvaro mais a irmã e o meu irmão Olímpio ali se vêem. Deduzo que tenha sido eu o fotógrafo de serviço… Já naquela altura!...
.
Na foto podemos identificar,
na 1ªfila: a prima Celestina, em desiquilíbrio, o Prof.Francisco e a Gracinda, agarrada ao pescoço do marido, o António Mendonça, a prima Guiomar, a Ana Máxima, a prima Aura e a irmã do António de Álvaro.
Na 2ªfila, lá atrás: o Olímpio, a prima Arminda, a “miúda” Ana (?) e a prima Hermínia.
.
Fica assim, mais uma memória de tempos felizes e mais uma memória de Oleiros de que muito pouca gente se deve lembrar agora…

Sem comentários: