Páginas

22 janeiro 2009

Liceu de C.Branco

Foi num sábado, dia 22 de Março de 1952, que este grupo de alunos do 6ºAno do Liceu Nacional de Nun'Álvares, de Castelo Branco se passeou pelo Jardim do Paço, no dia em que a sua Turma ofereceu uma prenda de casamento à professora de Físico-Químicas, DrªMaria Augusta de Carvalho.

No sector feminino, estiveram presentes:

A Susana Vaz Oliveira, a Célia Maltez, a Marília Nunes Pereira, a Conceição Faria de Sousa, a Primavera, a Maria Isabel Alçada Baptista, a Maria José Folgado Pereira e a Ilda do Carmo Silva. (pela ordem)
Apenas a Susana não responderia hoje à chamada...
.
Este "apontamento da minha memória" foi sugerido por um contacto que tive há poucos dias, a partir da cidade do Porto onde vive, da Maria Isabel Alçada Baptista que, para todos nós que com ela convivemos naquela época, há-de ser sempre a "Bita".
.
"Caro João José,
Escrevo-te através do e-mail da minha filha Rosarinho para
agradecer as tuas palavras aquando do falecimento do meu irmão António.
Nas pesquisas que fomos fazendo na internet, encontrámos
o teu blog e fiquei muito sensibilizada por gostares tanto dele e por te lembrares de me dar uma palavra neste momento triste.
É sempre reconfortante sentirmos a presença dos amigos nestas ocasiões.
Obrigada e um abraço da
Bita"
.
Sei que a Isabel não vai importar-se por ter tornado público, um documento que devia ficar apenas ficar arquivado na intimidade do dossier "Amizade". Quero mostrar, no entanto, que o Respeito e a Amizade são características que ainda vamos mantendo... apesar das voltas que estas coisas têm sofrido nas últimas décadas.
.
Não vejo a Bita há muitos, muitos anos...
Fomos colegas no Curso de Ciências Biológicas na Universidade do Porto, em 1957/58, ela um ano à minha frente; anos mais tarde, foi Professora aqui no Liceu Nacional de Setúbal, imediatamente antes de 1974. Creio ter sido aqui em Setúbal, por essa altura, que estive com a Bita, na última vez que a vi.
Foi com muito agrado que recebi agora esta bonita mensagem da Bita.

Sem comentários: