Páginas

07 novembro 2008

Museu do Prado - Veronese

Susana e os Velhos
Paolo Caliari, dito Veronese
1528 - 1588

Susana e os Velhos

"Nesta tela, considerada por Berenson uma obra juvenil, o artista tomou a Bíblia (Daniel, XIII) como simples pretexto para uma cena transbordante da mais delicada galanteria inspirada na vida veneziana do século XVI. Os velhos são patrícios ou senadores da Sereníssima (= A república de Veneza) e Susana é simplesmente uma veneziana de belíssima figura e de tipo bem diverso daquele que normalmente atribuímos à forte mulher bíblica. O carácter geral está bem longe de tudo aquilo que pode significar fria reconstituição científica ou arqueológica; de facto, o fundo arqueológico é perfeitamente renascentista ou palladiano, como o entende habitualmente Veronese. Tudo contribui para dar uma impressão de encantadora naturalidade.
A maestria de Veronese é tão elevada que as três personagens parecem falar. Susana procura cobrir-se e olha assustada para os velhos, que estão querendo seduzi-la. Também a composição em arco está perfeitamente concebida, e as massas e a cor, tanto no nu como nos veludos e nos brocados, são-nos prodigiosamente dadas com a simplicidade de meios típica do artista.
Ridolfi, na sua “Vida de Veronese”, refere-se à existência, em Veneza, de três quadros com o mesmo tema. O que apresentamos encontrava-se, já em 1666, o Palácio Real de Madrid e, em 1794, foi colocado no paço Novo."
.
Cfr. Marco Valsecchi
In “Grandes Museus do Mundo”
Ed.Verbo – Novembro/1973.

Sem comentários: