Páginas

20 novembro 2008

Beira Baixa - Notícias de 1958 - Abril

6 de Abril
Aniversário
Faz anos no dia 9 de Abril, o Sr. Carlos Alberto Barroso Ribeiro Costa.
.
6 de Abril
Cultura
É já na 6ªfeira o espectáculo dos Estudantes da Universidade de Coimbra (Teuc) --- Grande procura de bilhetes.
.
6 de Abril
O Teuc será apresentado pelo Sr. Dr. José Lopes Dias que aceitou o convite que lhe fez o Dr.José Vasco Mendes de Matos, delegado do Teuc nesta cidade.
.
20 de Abril
Aniversário
Fez anos ontem o Sr. Dr. Carlos Bento, Professor na Escola Comercial e Industrial.
.
20 de Abril
Aniversário
Faz anos amanhã a Sr.ª D. Fausta Falcão Castanheira, esposa do Sr. Mário Castanheira.
.
20 de Abril
Aniversários
Faz anos no dia 26, a Sr.ª D. Maria da Piedade Pinto Cardoso da Costa Salema.
.
20 de Abril 676

Círculo Cultural em Marcha
Realizou-se na 2ªfeira, na Assembleia, a segunda reunião da Direcção do Círculo Cultural, sob a presidência do primeiro presidente em exercício, Snr. Dr. José Lopes Dias, na qual se pretendeu estruturar, a máquina administrativa do Círculo, primeiro passo para a consolidação do mesmo.
Tratou-se também da instalação provisória da sede do Círculo, esperando-se que este assunto seja em breve resolvido, com a boa vontade das entidades oficiais. E oxalá essa solução provisória passe rapidamente a definitiva, para o que daqui lançamos o nosso apelo no sentido de todos se unirem para a realização de um projecto que anda no ar e que já tem sido agitado nestas colunas.
Trata-se da possível construção no local do actual mercado – logo que este dali seja retirado – dum edifício que englobasse o Museu Tavares Proença – pessimamente instalado, como sabemos -- , a Repartição do Turismo, um amplo Salão para Conferências e Concertos e outros reputados necessários para a valorização cultural e turística da nossa cidade.
Este assunto foi também ventilado na sessão já referida dos Corpos Directivos do Círculo, que podem contar com o nosso jornal para a defesa e explanação dos seus anseios e iniciativas.
.
Sócios para o Círculo
A Comissão angariadora de Sócios começou já a percorrer a cidade e arredores, esperando ainda colher inscrições para o Círculo entre as pessoas ausentes da cidade e da província.
Que todos a recebam bem e marquem a sua presença, inscrevendo-se como sócios do Círculo Cultural.
.
20 de Abril
Novo Lar
Em Idanha-a-Nova, no dia 16, realizou-se o casamento da Sr.ª D. Maria da Graça Sanches de Melo Campos, gentil filha do Sr. João Torres Campos, comerciante e proprietário e de sua falecida esposa Sr.ª D. Maria Margarida de Melo Campos, com o Sr. Silvério Neves Grilo, comerciante, em Castelo Branco, filho do proprietário Sr. Júlio Ribeiro Grilo e de sua falecida esposa Sr.ª D. Maria Salomé Neves Grilo.
.
20 de Abril
Cultura
Embaixada de Coimbra
O “Velho e Moço Gil Vicente” no Teatro de Estudantes da Universidade.
“O público albicastrense reagiu inteligentemente" disse-nos o Sr. Prof. Doutor Paulo Quintela.
O Sr. Dr. José Lopes Dias fez o discurso de apresentação.
.
20 de Abril
Militar
750 recrutas nas duas unidades de Castelo Branco, sendo 80 voluntários.
A incorporação de recrutas provoca sempre certo interesse. Animam-se os Quartéis talvez mesmo os oficiais que têm à frente a dura prova de instrução, e as famílias dos novos soldados vêm com eles à cidade, como quem leva um menino à escola.
Este ano, em Caçadores, entraram cerca de 290 mancebos e, em Cavalaria, 380. Há ainda 80 voluntários, entre eles, alguns que frequentaram os Seminários, outros que se aborreceram da vida rural e têm em mira, depois da tropa, uma farda de polícia ou guarda-fiscal.
Que tudo lhes corra bem.
.
20 de Abril
Vice Presidente da Câmara
Foi nomeado, conforme se esperava, vice presidente da Câmara Municipal, o sr. Dr. João Sequeira Faria e Sousa que desempenhou até há pouco, interinamente, o cargo de secretário do Governo Civil.
.
20 de Abril
Bodas de prata do Curso de 1932/33, do Liceu de Castelo Branco

"Os rapazes – hoje respeitáveis chefes de família – que frequentaram e concluíram o 7º ano, no Liceu desta cidade, em 1932/33, vão festejar as Bodas de Prata do curso, reunindo-se em Castelo Branco, nos próximos dias 3 e 4 de Maio."

Sem comentários: