Páginas

06 novembro 2007

Uma exposição de Pintura...



Com o patrocínio da Câmara Municipal, a madrilena Maria Luísa Sanz teve uma Exposição em Castelo Branco, na Sala da Nora, entre o dia 25 de Outubro e 2 de Novembro.

Passei por acaso, e a horas “impróprias”, junto da Sala da Nora… Como a vi iluminada, resolvi entrar!
Apesar de ser feriado, apesar de estarmos num fim de semana enorme, apesar do momento, próximo da hora do jantar, não ser o mais propício para apreciar arte, apesar de estarmos nas vésperas do último dia da exposição… eu estive longe de estar sozinho naquela Sala.
E o que vi agradou-me!

"Sono qui per te"

A apresentação da pintora ficou a cargo de Elena Santiago que, sobre ela, escreveu:
Maria Luísa Sanz é sem dúvida uma das personalidades mais sólidas, coerentes e brilhantes do panorama artístico espanhol. A sua trajectória é muito longa e os campos que abarca muito variados: pintura, obra gráfica, desenho de moda, de jóias e de todo o tipo de objectos que a sua imaginação pode conceber."
.
"Zapatos rojos"

"Com uma formação artística muito rigorosa, tanto as suas pinturas como a s suas gravuras revelam um extraordinário domínio do desenho, da composição e da cor, as três premissas fundamentais para que uma obra seja realmente consistente. Se se olham com vagar para além, aparentemente despreocupada e cheia de imaginação das imagens que projecta sobre a tela ou o papel, há uma sabedoria, um profissionalismo e uma sensibilidade de primeira ordem. Por outro lado, a curiosidade sem limites de Maria Luísa Sanz leva-a a estudar continuamente e a investigar as possibilidades de novos materiais e técnicas, o que faz com que as suas obras, sendo absolutamente pessoais, sejam sempre diferentes."
.
"It's too late"

"A descoberta desta exposição é um convite ao visitante para que participe e penetre num mundo tão pessoal de artista, um mundo em que aparecem mulheres maravilhosas e perversas inspiradas nos comics americanos dos anos 30 e 40 (cujo look, por certo, volta a ser moda), vestidas por refinados desenhos de tecidos que lhes servem de fundo ou pelas suas armas de destruição maciça: os sapatos de tacão altíssimo, lápis de olhos e de lábios ou longos colares e jóias que Maria Luísa desenha actualmente."
.
"Chica en azul"

"Maria Luísa Sanz domina a técnica. Nas obras expostas há águas fortes, serigrafias e combinação de água forte e colagens. Em todos os casos tirou o melhor partido de cada uma delas paro obter diferentes efeitos, texturas e transparências. A isto há que acrescentar em todos os casos uma impecável estampagem, fundamental para o resultado final da obra e que se realizou nos melhores ateliers da especialidade."
Elena Santiago (Bib. Naciomal de Madrid)

1 comentário:

Unknown disse...

A Exposição a que se refere foi da responsabilidade da Galeria Prova de Artista, Múltiplos de Arte Originais integrada no programa do Ministério da Cultura, Território Arte.
Deparei-me, por acaso, com este "post" muito bem concebido e documentado e, como colaboradora da galeria, não pude deixar de agradecer a forma cuidada e interessada que mereceu a nossa exposição.
Aproveito para apresentar o nosso blog que procuramos ter sempre actualizado e repescando, também nós, as nossas memórias como galeria.
Encontramo-nos à sua inteira disposição para qq esclarecimento e desejamos, se possível a sua visita, porque não, para a próxima inauguração que é já dia 28 de Julho.

http://provadeartista-blog.blogspot.com/