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12 novembro 2007

Hoje, no "Público!...

Num artigo a que deu o título “Números” e o sub–título
O debate público encontra-se povoado de “números” que todos manipulam e poucos compreendem”, Pedro Magalhães escreveu o “apontamento” que aqui deixo…
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…Chega a ser implausível a insipiência técnica e científica com que, sete anos volvidos após o início da divulgação de dados absolutamente preciosos, se continuam a fazer inferências a partir deles na comunicação social e no discurso político.
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Os mais variados pronunciamentos sobre a “superioridade” do ensino privado (ou falta dela) ou sobre os efeitos supostamente esmagadores das origens sociais dos estudantes continuam a sobreviver incólumes a quaisquer noções sobre o controlo estatístico, os obstáculos à inferência sobre efeitos individuais e contextuais na base de dados agregados ou a heterogeneidade interna das categorias “privado” e “público”.
(…)
Os números merecem ser tratados com cuidado. Especialmente num país onde, aparentemente, - e aqui vai outro “número” – apenas cinco por cento dos alunos do 6ºano conseguem responder correctamente nas provas de aferição às perguntas sobre cálculo e…números.
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Num artigo de Pedro Magalhães
In. “Espaço Público”, pg.41

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