Carl Linnaeus
”Em 1707, para se designar um ser vivo, planta ou animal, era preciso construir uma frase inteira, que chegava a ocupar mais do que um parágrafo! Foi Lineu quem pôs fim a esta confusão, ao criar a chamada nomenclatura binominal para todos os seres vivos. A partir de então, o nome científico de cada espécie passou a ser composto por dois termos: o nome do género e o respectivo restritivo específico. A ele se deve ainda o estabelecimento da moderna taxonomia (dar nome a um táxon ou indivíduo) ao integrar todos os organismos num sistema de classificação hierárquica, baseado nas suas características observáveis.
(…)
Hoje em dia, o princípio desta classificação ainda é válido, mas a taxonomia já não é apenas uma ciência descritiva pois serve-se de novas ferramentas, como a biologia molecular e a sequenciação do DNA, para ajudar a esclarecer dúvidas de classificação. É mesmo impensável estudarem--se as relações de parentesco, a evolução das espécies ou das populações sem utilizar marcadores moleculares ou a sequenciação de DNA. “
Sob o título “O legado de Lineu e os novos paradigmas da botânica", Maria Amélia Martins-Loução assina hoje, no Público, um apontamento recordando Lineu, do qual, com a devida vénia, reproduzimos alguns parágrafos para assinalar, também aqui, o Centenário de um Homem que foi meu "companheiro de route" desde o meu 6ºano do Liceu em Castelo Branco...até hoje! Uma enorme amizade...
Agora, como divertimento, veja se sabe a que seres vivos correspondem estas nomenclaturas lineanas! Tente fazer a correspondência…
A - Carduelis flavirostris ............1. Andorinha
B – Garrulus glandarius ..............2. Garça real
C – Pica pica ...........................3. Pombo bravo
D – Passer domesticus ...............4. Cisne
E – Turdus merula ....................5. Pardal
F – Hirundo rústica ...................6. Gaio
G – Alcedo hispida ....................7. Melro
H – Tyto alba ...........................8. Gaivota
I – Ardea cinérea ......................9. Coruja das torres
J – Cygnus olor .......................10. Pica peixe
L – Columba livia .....................11. Pega
M – Ryssa trydactila ..................12. Codorniz
N – Coturnix coturnix ................13. Perdiz vermelha
O – Alectoris rufa .....................14. Pintarroxo
.
Fiquemo-nos apenas pelas Aves...
… e um dia destes, se eu me lembrar, darei a resposta correcta!
1 comentário:
Obrigado!
Parabéns por seu trabalho! Parabéns por essa sua Obra notável disponível em seu Blogg!
Enviar um comentário