Páginas

08 maio 2007

As minhas fotografias

1ªFotografia
Obtida em 1 de Maio de 1968
Segundo turno de Aulas de Trabalhos Prácticos de Ciências Naturais, do 7ºB

No primeiro plano:
Luís Filipe Rosado, Jean-Pierre de Portugal Trevidic e José Carlos Gonçalves da Clara.

De pé:
José Carlos Estevinho Fronteira, Marçal Teixeira de Gouveia, António Aurélio Pestana da Silva, João Gabriel Moreira, António José Oliveira Almeida, Armando Carvalheira Pedrosa, José João Galhardas de Moura, Carlos Alberto Costa Oliveira, Fernando Diogo Nazário, Ilídio Pais Loureiro e Carlos Carvalho Ganopa.
.

2ªFotografia
Obtida em 11 de Junho de 1968
Almoço do 7ºAno, no Refeitório do Liceu

No primeiro plano:
Helder Moura Pereira, Artur Almeida Santos, João Trindade Cané Pestana e José Ricardo Costa Brito.

De pé:
Maria(?) Frigolet, Inês Silva Duarte, Maria de Deus Maximiano, Maria da Conceição Sendas, Vanda Patrício Ferreira, Maria Luisa Cabrita, NN, NN, DrªMaria Stela Lopes da Silva, Drª Maria Isabel Vicente Monteiro, DrªMaria Joana Meira, DrªMaria Teresa Uva e NN (professor de Latim)

Mais atrás, duas figuras:
NN(aluna?) e Dr.Fernando Monteiro.

.
3ªFotografia
Obtida no dia 28 de Março de 1969
Excursão do 7ºAno a Madrid


No meio de toda esta gente pudemos identificar, pelos nomes, alguns destes alunos finalistas:

Agora divirtam-se! Eu apenas dou os nomes...
Onde está a Maria Amélia Apolinário Lopes?
Onde está a Manuel Pedro Gama Cachão?
Onde está o João Alves?
Onde está o Dr. Calado?
Onde está o Domingos Ismael?
Onde está o Licínio Cardoso?
Onde está a Leonor Bolala?
Onde está o Júlio Machado Coelho?

Onde está o Carlos Roque?
Onde estão os filhos do Dr.Calado?

E onde foi tirada esta fotografia?

.
Uma nota, para que conste…

Apressei-me a pesquisar no meu Arquivo Pessoal a origem destas fotografias… Só para confirmar! Já que ninguém duvida de que possuo os negativos de todos elas.

Uns dias após o lançamento de “um livro anunciado”, ou seja, no sábado dia 5 de Maio, o Dr. Manuel Henrique Figueira, seu autor, teve a gentileza de ter feito chegar às minhas mãos um exemplar do livro acabado de ser apresentado.

Li-o nessa mesma noite e no final folhei as páginas onde o autor inseriu uma série de fotografias entre as quais deparei com estas que aqui vos apresento…apenas com a indicação de terem sido obtidas no “Arquivo Histórico do Liceu Nacional de Setúbal”
Quanto à sua autoria… Nickles!!

Quanto ao “Arquivo Histórico do Liceu Nacional de Setúbal”, este deve ser o nome que dão actualmente a um gabinete “claustrofóbico” onde perdi muitas semanas antes da Comemoração do Cinquentenário do Edifício do Liceu, no meio de carradas de pó, teias de aranha… e um ar irrespirável.

Durante o período que antecedeu as Comemorações, levei a efeito, pessoalmente, uma recolha exaustiva de fotos antigas por entre uma série bem grande de Antigos Alunos do Liceu. Fotos que digitalizei e cataloguei ordenando-as pelos nomes dos alunos e alunas que me cederam essas fotos.

Preparei, para efeito, algumas Exposições de Fotografia e os vários exemplares das fotos que foram expostas (muitas delas reveladas por mim, num laboratório que eu próprio tinha em casa), foram depositadas, terminadas que foram as comemorações, numa pequena sala anexa à Biblioteca da nossa Escola.

Creio que teria sido aí que o Dr. Manuel Henrique Figueira teria encontrado estas fotografias que integrou no seu livro. Também acho que não lhe cabe a ele a total responsabilidade deste pequeno abuso… se bem que um historiador deveria ter mais cuidado na obtenção dos seus dados.

É evidente que o autor do livro apresentado no dia 30 não podia saber que existiam, e onde existiam, aquelas dezenas de fotografias… Alguém o orientou. Alguém o conduziu àquelas fotos e respectivas “baguettes” mas se esqueceu de comunicar-lhe os nomes dos autores ali representados…

Pormenores sem importância…

Outra nota ainda:

Na página 33, do livro que foi apresentado na tarde do dia 30 de Abril, vê-se uma fotografia histórica de grande importância para o Liceu e para a Cidade.
É pena que uma legenda mais detalhada não tenha sido presente, pois dar-lhe-ia maior dimensão e tornaria o obra mais apelativa…

Num “coup d’oeil” , para além dos mencionados Jorge Botelho Moniz e José Mendonça e Costa, identifiquei o ainda aluno António Manuel Salgado Soares, o veterinário Dr, José Caldeira Areias, o médico Dr. Henrique Machete, o Dr. Luís Teixeira de Macedo e Castro, o Dr. Patrício Paúl, o velho farmacêutico Emílio Curado de Oliveira, o oftalmologista Dr. Eduardo Albarran, o médico analista Dr. Sequeira Lopes, o Eng. João Botelho Moniz Borba, o industrial Rogério Perienes, o veterinário Dr. Joaquim Barros, o Dr. Estêvão Moreira, o Director do Porto Eng. Humberto Ferreira da Cunha e o ilustre advogado Dr. João Cavalheiro.

Sem comentários: