Páginas

21 maio 2007

Há disto em todo o lado... 2ªVia

O apontamento de Rui Araújo que aqui deixei ontem foi apenas um “intróito” a um assunto que há tempos decidi aflorar aqui no meu “espaço”… Veio muito a propósito a “fotografia roubada” ao fotógrafo Cardoso Dias!

Em princípios de Março deste ano, porque tive a necessidade de consultar os seus Estatutos, acedi ao “site” que o Clube Setubalense mantém na Net.

Depois de saciada a minha curiosidade primária, percorri o “site” para me inteirar de algumas das realizações que por ali se têm levado a cabo. Deparei com uma Página dedicada à Secção de Bridge, com notícias já um tanto “requentadas” referentes a 2004, anunciando os próximos torneios… até ao fim daquele ano.


A “página” termina com uma “Reportagem Fotográfica”, de um “artista” que assina com as iniciais LB e que mostra apenas uma fotografia, naquela "reportagem"... Nela se vê uma “mesa de pano verde” com quatro jogadores sentados e dois “mirones” de pé.
A fotografia não tem legenda. Mas foi-lhe dado o título
“X Festival Cidade de Setúbal 20/21 de Setembro de 2003. Reportagem Fotográfica: LB”

Ora bem! Esta fotografia mostra a qualquer indivíduo ligado ao Clube Setubalense, por mais ignorante que ele seja, que as pessoas envolvidas naquela fotografia são, todas elas, de tal modo conhecidas naquela Casa, que nos custa a crer que o Clube Setubalense as mantenha todas vivas e a jogar bridge, na data que nos é anunciada naquela fotografia!

Infelizmente todas elas já faleceram… e apenas uma, o Eng. Catela das Neves, vivia ainda àquela data!

O Milagre da Ressurreição deixou de ser apenas atribuído a Cristo… e a Lázaro!... Por obra e graça da Direcção do Clube Setubalense, outros nossos Amigos ressuscitaram… para se sentarem a uma mesa de um torneio de bridge, no Salão de Festas da Sede do Clube, no dia 20 ou 21 de Setembro de 2003!...

E não me digam que foi uma “gralha” tipográfica… como é hábito dizer-se em situações semelhantes… Provavelmente o “artista” que fez a reportagem até se “esqueceu” da data daquele torneio… Uma falha na sua memória vai impedi-lo de localizar aquela data…

E a gente “desculpa”! Os sócios do Clube são pessoas tolerantes e desculpam “gralhas” destas que acontecem a muito boa gente…Com a “devida vénia” ao “autor”, não vá ele zangar-se comigo, eu permito-me transcrever a página que consta no “site” do Clube Setubalense, no Sector do Bridge, e que anuncia o XII (torneio) Cidade de Setúbal, realizado em 10 de Setembro de 2005:


Nesta foto podemos observar seis antigos sócios do Clube Setubalense: Dr.Estêvão Moreira, o Coronel Rodrigo Pinto Soares, José Cândido Arôcha e Eduardo Machado Pinto (ambos de pé), Eng.José Norberto Catela das Neves e o Coronel Jacinto Frade Jr.

Acontece que esta fotografia é de minha autoria e o seu negativo faz parte do meu arquivo fotográfico.

Foi obtida no dia 13 de Novembro de 1978, num torneio de Bridge que decorreu no Salão Nobre do Clube Setubalense e nela estão presentes figuras por de mais conhecidas naquela Casa e que bem poderiam ter sido poupadas à ignorância de quem foi responsável por tamanha “gaffe”…

Tentei, à minha maneira, chegar ao autor desta “mentira”…

Num e-mail enviado ao Clube Setubalense em 10 de Março, dado não ter obtido resposta a um outro que enviei em data anterior, e onde solicitava que “pudessem informar-me o nome do autor da Reportagem Fotográfica… realizada na Sede do Clube em 20/21 de Setembro de 1003”, foi-me respondido, em 14 de Março, que “LB quer dizer Luso Bridge, site responsável pela reportagem.”

Neste mesmo dia, 14 de Março, entro em contacto com o Luso Bridge através do e-mail que aqui vos deixo.


Não obtive resposta…e Insisti uns dias depois.

Em 24 de Março volto a comunicar com a Luso Bridge.

No dia seguinte recebo um e-mail… que também aqui deixo reproduzido;



Já fiz muitos milhares de fotografias… a maioria das quais mantenho arquivadas em papel, em negativo ou digitalizadas!

Não tenho a mais pequena dúvida em afirmar que conheço todas as fotografias que eu tirei! Sei quais são as minhas fotografias! As fotografias que eu tirei…

Por isso me custa a “engolir” a resposta que me foi dada pelo sr. Rui Marques da Lusobridge…

"Provavelmente fui eu, mas não sei se ainda tenho o original da foto."

Peço desculpa ao Rui Araújo... mas vou terminar este "apontamento" utilizando as mesmas palavras com que ele, ontem, terminou a sua coluna, no "Publico":

CONCLUSÃO
"Os direitos de autor existem e devem ser respeitados,
independentemente do suporte (internet incluída). É uma obrigação legal e é sobretudo um dever ético."

Sem comentários: