Páginas

19 fevereiro 2007

Figuras ilustres de Setúbal

Setúbal, 1950- 60


O Dr. José Soveral Rodrigues e o Eng. Armando Athayde de Medeiros

O Eng. Medeiros era o Director da Escola Técnica quando eu cheguei a Setúbal em 1959 e durante alguns anos foi um "habitué" do Café Central, numa Tertulia onde "imperavam" muitos Professores do Liceu e da Escola Técnica e na qual eu me integrei. Apesar da diferença de idades que me separava dos meus ilustres companheiros, não fazem a mínima ideia de quanto eu aprendi no Salão daquele café... a ouvir "histórias" da nossa Cidade e das suas gentes...
O Dr. Soveral Rodrigues "apareceu" no meu caminho, um pouco mais tarde através dos contactos no Clube Setubalense, onde durante muito tempo e até à sua morte, há bem pouco tempo, foi o Sócio nº1.
Aconteceu termos almoçado com muita frequência. E era exactamente durante esses almoços que decorriam nos mais variados restaurantes, nas imediações da nossa Cidade que o Dr.Soveral nos deliciava com a sua prodigiosa memória...
Sempre de caneta aprontada e escrevendo em guardanapos de papel ou no próprio papel que muitas vezes servia de toalha, eu não perdia pitada de tudo aquilo que este grande Amigo tinha para nos dizer sobre algumas facetas da História da nossa Cidade. E que memória ele tinha! E que memória ele manteve até ao fim...
Foi Director do Hospital de Setúbal e, entre outros acontecimentos, foi ele quem recebeu no dia 16 de Novembro de 1943, quando o Hospital era ainda no Largo de Jesus, o ministro Duarte Pacheco após o desastre rodoviário ocorrido próximo de Vendas Novas. Mas já nada havia a fazer...
O Dr. Soveral Rodrigues faria os seus 38 anos, dois dias depois desta ocorrência.

Sem comentários: