Páginas

05 fevereiro 2007

Beira Baixa - Notícias de 1951 - 2ºTrimestre

1951
14 de Abril de 1951
Dr. Jorge Seabra
Recordando o passado "O Professor Dr. Pais Mamede."

21 de Abril
Falecimento
Faleceu na 4ªfeira, o Presidente da República, Senhor Marechal António Óscar Fragoso Carmona.
Está de luto a Nação.


28 de Abril
Polémica
Um Artigo "de fundo sem fundo" no último nº de “Reconquista”, da autoria do Dr.Duque Vieira é considerado, em título da "Beira Baixa", como "Ignorância e Grosseria".
Termina assim: "É preciso, na verdade, ser muito...filósofo. E não dizemos mais nada hoje sobre tão triste como lamentável e grosseira liberdade...filosófica".

Na 1ª Página:
"Ignorância e Grosseria
Causaram justa indignação alguns passos do artigo de fundo sem fundo do último número do "Reconquista", da autoria do Dr. Duque Vieira.
O erro da opinião emitida é manifestamente grosseiro, como o demonstram tantos factos da vida nacional do último quarto de século, mas a oportunidade aproveitada para fazer pública tal opinião torna aquele erro, mais do que lamentável verdadeiramente escandaloso e revelador da falta de compreensão dos mais rudimentares deveres cívicos, a contrastar flagrantemente com a geral e imponente manifestação de civismo nobremente patenteado por portugueses e estrangeiros.
É preciso na verdade, ser muito... filósofo.
E não dizemos mais nada, E não dizemos mais nada hoje sobre tão triste como lamentável e grosseira liberdade...filosófica".


Fomos ver o Artigo em causa, assinado na "Reconquista" pelo Dr. Duque Vieira... (Reconquista, em 22 de Abril de 1951, intitulado "A morte do Chefe do Estado", na 1ªColuna da 1ªPágina, que vinha tarjada de negro.)
... e imaginámos, de imediato, que devia ter havido uma "tréplica". E havia! No dia 13 de Maio de 1951, Duque Vieira volta à liça... para zurzir!!


12 de Maio
Liceu
Reitor do Liceu de Castelo Branco
Tomou posse na 4ªfeira, do lugar de Reitor do Liceu de Castelo Branco, o sr. Dr. José Augusto Gomes de Pina. A posse foi-lhe conferida pelo Vice-reitor, sr. Dr. Almeida Esteves.


26 de Maio
Dr. Jorge Seabra
Recordando o passado "Diversões."


26 de Maio
Nª Sª Fátima peregrina
Para geral conhecimento se anuncia que a imagem peregrina de Nossa Senhora de Fátima chega a Castelo Branco no próximo dia 28, pelas 21h30m, subindo a Avenida Marechal Carmona, contornando o Campo da Pátria pelos lados nascente e sul, seguindo até ao edifício dos Paços do Concelho, onde será recebida pelo sr. Presidente da Câmara e Autoridades. Terá depois lugar a procissão até à Sé onde ficará em exposição. No dia 29, às 9 horas, terá lugar uma Missa Campal na Praça do Município.


2 de Junho
Casamento elegante
No dia 26 do mês passado, uniram-se nesta cidade, pelos sagrados laços do matrimónio, a srª D. Maria Meiga Batista Domingos e o sr. Eng. Agrónomo José Antunes Lourenço.


2 de Junho
Cine Teatro Vaz Preto apresenta:
Amanhã: Céu sobre o Pântano
3ªfeira: Legião do Deserto
5ªfeira: Abott e Costelo no México


9 de Junho
Pelo Município
Foram arrematados os trabalhos da empreitada dos arruamentos que circundam o Liceu
Base: 500.000$00
Arrematada a Canteiros, Ldª por 456.000$00

16 de Junho
Festas da Cidade de Castelo Branco
As comissões representativas da Associação Desportiva de Castelo Branco, promotora das festas, têm a seguinte constituição:

Comissão Central
Dr. João Frade Correia
Dr. Armindo Gonçalves Ramos
Manuel do Nascimento Barata
Tomás da Costa Carvalhão


23 de Junho
Eleições
O General Francisco Higino Craveiro Lopes é o candidato da União Nacional à Presidência da República.

À última hora
Soubemos à hora de encerrar o jornal que no avião da TAP do próximo dia 4 de Julho, partem para Inglaterra, a fim de seguirem um curso de férias e aperfeiçoamento, as estudantes do nosso Liceu D.Maria Doroteia Dias Coutinho e D.Maria da Piedade Lencastre.
Que façam boa viagem e por lá gozem sempre de saúde.

Sem comentários: