Páginas

04 julho 2010

Beira Baixa - 1961 – Outubro

01 Outubro
Na 1ªpágina, o Prof. José M. Landeiro desenvolve um artigo sobre “A prisão do Gungunhana segundo os historiadores da época
.
01 Outubro
Casamento
Na Capela de Nª Sª da Piedade, realizou-se no passado dia 26, o casamento da Sr.ª D. Maria Engrácia Delgado Domingos, filha do Sr. Narciso Domingos, já falecido, e da Sr.ª D. Maria dos Anjos Delgado Domingos, com o Sr. Dr. António Malcata Julião, filho do Sr. Francisco Antunes Malcata e da Sr.ª D. Emília do Carmo Malcata.
Foram padrinhos da noiva seus tios, Sr. Artur Domingos e a Sr.ª D. Maria do Rosário Batista Domingos, e do noivo o Sr. Prof. Doutor José Carlos Moreira e sua filha D. Maria do Rosário Moreira.
.
01 Outubro
Casamento
Na Igreja Paroquial de S. Miguel da Sé, realizou-se no passado dia 24, o casamento da Sr.ª D. Maria Celeste Romão Dias Catana, professora oficial, filha do Sr. Ten. Manuel Dias Catana e da Sr.ª D. Catarina Moreira Romão Dias Catana, com o Sr. António Eduardo Correia de Mendonça David, agente técnico de engenharia, filho do Sr. Alfredo Mendonça David e da Sr.ª D. Maria Madalena Correia Silva Mendonça David, já falecida.
Foram padrinhos, por parte da noiva, seu primo Dr. António Campos Monteiro Romão e sua irmã Maria de Fátima Romão Dias Catana.
.
08 Outubro
Na primeira página…
“A promoção a General do sr. Brigadeiro Santos Costa, causou o maior júbilo em todo o país
.
08 Outubro
Prémio Romagem de Saudade”.
Pelo Sr. Francisco Pires Marques, Secretário da Comissão Central da 3ªRomagem de Saudade, foi entregue ao Reitor do Liceu de Castelo Branco, a quantia de 6.000 escudos destinada aos prémios “Romagem de Saudade”, em nome daquela entidade.
.
08 Outubro
Liceu Nun’Álvares
Realizaram-se Sessões de Abertura do Novo Ano Lectivo, no passado dia 2, 2ªfeira.
.
15 Outubro
Eleições
A lista da União Nacional e a da Oposição, para candidatos a deputados pelo Círculo de Castelo Branco, foram entregues no Governo Civil. (título na 1ªpágina)
A lista da UN é constituída pelos Srs. Dr. Carlos Alberto de Figueiredo Franco Falcão, Dr. Carlos Coelho, Eng. José Dias de Araújo Correia e Dr. António Martins da Cruz
Constituem a lista da Oposição, pelo Círculo de Castelo Branco, os Srs. Dr. António Alçada Batista, Dr. Vasco Luís Rodrigues da Silva, Dr. João Alexandre de Sá Lima e Dr. Armindo Gonçalves Ramos.
.
15 Outubro
Campanha de Natal do Soldado
“Consoada ou presente de Natal será indiferente o nome… o que importa é que os nossos soldados tenham a certeza de que não os esquecemos nesta quadra, enviando-lhes o que for possível”, diz-nos a Sr.ª D. Maria Leonor Afonso, do Movimento Nacional Feminino, em Castelo Branco. (notícia com foto do Movimento reunido e uma legenda):
“A nossa redactora Sr.ª D. Maria Theresa Vaz de Carvalho, a primeira a contar da esquerda, trocando impressões com alguns dos elementos do MNF, do nosso Distrito.
Na gravura, vêem-se, da esquerda para a direita, as Sras. D. Maria José de Carvalho Affonso dos Santos, D. Arlette Monteiro, D. Maria Leonor Affonso dos Santos Braziel, D. Cecília Namorado de Carvalho Cruz e D. Maria da Piedade Pinto Cardoso Salema.
.
15 Outubro
Profissões liberais
O Dr. Maniel Azevedo Gomes
Assistente de Ortopedia dos Hospitais Civis de Lisboa
Dá consulta na Casa de Saúde de Castelo Branco (do Dr. Alberto Trindade)
.
O Dr. Eduardo Paiva
Assistente da Faculdade d Medicina de Lisboa
Doenças do Coração
Dá consulta no consultório do Dr. Romãozinho (Av. Marechal Carmona)
.
15 Outubro
“Até quando estaremos sujeitos a este inaceitável estado de coisas? (em título na última página).
Mais um corte de corrente… mais um raspanete à Hidro Eléctrica do Alto Alentejo que é acusada de falta de coordenação dos Serviços e desrespeitar os consumidores.
.
22 Outubro
Os candidatos da Oposição à Assembleia Nacional reuniram-se na Covilhã a fim de estudarem a sua actuação na presente Campanha Eleitoral.
.
22 Outubro
Arlindo de Carvalho, nome consagrado da nossa rádio, falou para a Beira Baixa.
"O Prof. Mota Pereira classificou-me de “ o sonhador mais teimoso da nossa rádio”, declarou-nos Arlindo de Carvalho
Entrevista:
- Diga-nos Arlindo de Carvalho, desde quando se dedica à música e, especialmente, ao nosso folclore?
- Desde há cerca e 5 anos.
- Quais os números da sua autoria e quais ao artistas que que têm interpretado a sua música?
- Algumas dezenas das quais destacava “Chapéu preto”, “Mulher da Beira”. “Salta o muro do quintal”, “Já namoro o meu Zé, “Portas do Sol”, Vira de Sesimbra”, “Verde Gaio gaio”, criações de Gina Maria;
“Oh! Morena”, Fandango da Cartaxo”, criações de Luís Piçarra;
“O meu adufe”, “Fandango da Beira”, “Canção da azeitona”, criações de Maria de Lurdes Resende;
“Arraiano da Beira”, e “Canção do pastor”, criações de Guilherme Kjolner;
“Arre burrinho”, Aninhas da Beira”, “Melopeia do arado”, criação de Ana Maria, etc…
.
22 Outubro
Comando da PSP
Assumiu o comando distrital da PSP, de Castelo Branco, o Sr. Capitão Aníbal Brito.
.
22 Outubro
Dr. José Venâncio Riscado Leão
Acaba de concluir a sua formatura na Faculdade de Direito de Lisboa, o Sr. Dr. José Venâncio Riscado Leão, filho do nosso assinante Sr. António Venâncio Leão, conceituado empreiteiro nesta cidade e da Sr.ª D. Maria do Céu Riscado Leão e casado com a Sr.ª D. Maria Amélia Castanheira Dias Venâncio Leão.
.
29 Outubro
Eleições
Os candidatos da União Nacional reuniram-se em Castelo Branco com as Comissões Distrital e Concelhia daquela organização a fim de estudarem a actuação a seguir na presente Campanha eleitoral.
.
29 Outubro
A Delegação Pró Arte
Vai iniciar nova temporada da Actividades que promete ser fora do vulgar.

Sem comentários: