Páginas

21 março 2010

Luis Tibúrcio

Recebi há dias um email que me fez recuar mais de quarenta anos...
.
De: Tiburcio, Luis Manuel [mailto:l.tiburcio@unesco.org]
Enviada: sexta-feira, 12 de Março de 2010 14:27
Para: jjmatos@netcabo.pt

Assunto: grande saudade....
.
Carissimo Dr. Matos,
N
ão sei bem como mas acabei cruzando-me com o seu blogue. Nele encontei fotografias do Liceu de Setubal e de colegas queridos, de quem perdi o rasto... o Luís Damaso, Luis Martins, Pedro Alves da Silva, Joaquina Preguiça, o Danny, Caleira, etc, tantos... mas sobretudo quero agradecer-lhe por manter viva essa memoria e essa doce saudade.
Abraço amigo
Luís Tibúrcio
______________
Luis M. Tiburcio
Director/Representative
UNESCO Geneva
.
De: jjmatos [mailto:jjmatos@netcabo.pt]
Enviada: sáb 13-03-2010 12:09
Para: Tiburcio, Luis Manuel
Cc: jjmatos

Assunto: Grande saudade...
.
Olá, Luís Tibúrcio
Embora não te veja há muito tempo, nem por isso deixo de me lembrar de ti, do teu irmão e da tua Mãe, quando moravam na rua de Timor, por onde passo agora, ali ao pé, quase diariamente.
Muito embora não tivesses sido meu aluno, também não é por isso que deixo de vos recordar naquela época, em finais da década de 60… em que a juventude, embora irrequieta, não deixava de ser educada e respeitadora.
Nada que se compare ao “estado a que chegou o ensino” na época actual… Todos nós sentimos uma saudade enorme dos jovens dessa altura…
Já estou aposentado desde o ano 2000 e, dos professores que tiveste no Liceu, já não resta nenhum no activo, embora alguns deles persistam em manter-se “firmes” ainda cá por baixo…
Não tens de agradecer “por (eu) manter viva essa memória e essa doce saudade”!
Tal como sucedeu contigo, muitos antigos alunos do nosso Liceu me têm contactado depois de, casualmente, terem encontrado o meu blogue. Espero que continues a “espreitar” para ele… de vez em quando. É um modo fácil e simples de “desligar” das preocupações diárias.
Fiquei satisfeito com o teu contacto e por te saber ligado à UNESCO, em Genéve.
Vai um abraço para ti
do professor amigo
jjmatos
.
De: Tiburcio, Luis Manuel [mailto:l.tiburcio@unesco.org]
Enviada: sábado, 13 de Março de 2010 16:32
Para: jjmatos@netcabo.pt
Assunto: grande saudade....
.

Obrigado Professor. Foi um prazer reencontrá-lo. De vez em quando falava de si e de outros professores de Setubal, ao meu também antigo professor e amigo Tavares Emidio. Tambem vi no seu blogue que conhece o Eduardo Marçal Grilo (claro, de Castelo Branco), outro amigo.
No facebook reencontrei alguns velhos amigos, como o Fernando Santos, o António Luis Correia e o José Filipe Peres Claro.
Sim, já estou com a UNESCO há 28 anos (faltam 2 para me reformar..), onde passei alguns anos na Sede em Paris e depois fui Representante em varios Países tais como Moçambique, Brasil, Republica Dominicana, Guatemala, Mexico e agora Genebra. O prazer destes reencontros virtuais amortizam um pouco o desenraizamento que esta vida de funcionario internacional tem provocado.
Aqui sigo acompanhando o seu blogue, caro professor.
Afectuoso abraço
Luis
.
Contactos destes, ao fim de tantos anos, são uma benção do céu...
Acho que esta vida inteira no Liceu valeu a pena!...

Sem comentários: