Páginas

30 março 2010

A 1ªTravessia do Atlântico Sul...

...é hoje assinalada no "Público".
.
Fez hoje anos (88 anos...) que Gago Coutinho e Sacadura Cabral iniciaram a aventura de chegar ao Brasil num pequeno e frágil hidro-avião monomotor Fairey F III-D MkII, especialmente concebido para a viagem, equipado com um motor Rolls Royce e que foi baptisado com o nome de "Lusitânia".

O hidro-avião "Lusitânia".

A primeira etapa da viagem foi concluida no mesmo dia, em Las Palmas.
No dia 5 de Abril, partiram para a Ilha de S.Vicente, em Cabo Verde, percorrendo 850 milhas e em 17 do mesmo mês rumaram para o arquipélago de São Pedro e São Paulo. já em águas brasileiras, onde chegaram a 18 de Abril.

.
O "Lusitânia" sofreu então alguns estragos devido ao mar revolto e chegou a perder um flutuador. Os dois aviadores foral levados num cruzador português que os deixou na ilha de Fernando de Noronha.

O governo português enviou então um outro Fairey, com o nome de "Pátria".
Depois de uma tentativa falhada em 11 de Maio, com a sequente destruição do segundo hidro-avião, surhe uma terceira aeronave cujo nome era Santa Cruz.

Só em 17 de Junho de 1922, o "Santa Cruz" amarou em definitivo na baía de Guanabara.
.

O "Santa Cruz"

Foi no dia 22 de Junho de 1972, cinquenta anos depois desta viagem épica, que a Câmara Municipal de Setúbal promoveu um acto público comemorativo desta primeira Travessia do Atlântico Sul pelos dois brilhantes aviadores portugueses.
.

A sessão foi presidida pelo Governador Civil, Dr.José Cardoso Ferreira que dava a sua direita ao Almirante Sarmento Rodrigues e ao Dr. Eduardo Albarran, presidente da Junta Distrital e a esquerda à deputada D.Luzia Beija e ao presidente da Câmara de Setúbal, Dr.Manuel José Constantino de Goes.
.
Foi orador o Dr. Norberto Lopes, o inesquecível jornalista que foi director do Diário de Lisboa e cujas "notas do dia" ficaram célebres... A apresentação do ilustre conferente foi realizada pelo Vice Presidente do município.

Sem comentários: