Páginas

12 janeiro 2008

A Univ. Independente não vai morrer…

...pode contar com 352.500 matrículas nos próximos anos!…
.
Hoje, no “Público”.
Cfr. artigo de

Isabel Leiria
.
"Operação fraudulenta", "manipulação estatística", um "embuste de dimensões nacionais".
Estas foram algumas das expressões utilizadas ontem pelo deputado M.Tiago para descrever a iniciativa do Governo Novas Oportunidades.

.
…o executivo agendou o tema para debate no Parlamento e apresentou os números que comprovam a adesão em massa da população adulta - 352.500 abrangidos nas duas modalidades previstas, sendo que 289 mil se inscreveram em 2007 -, mas ouviu sobretudo críticas à forma como o processo está a ser conduzido e à ausência de dados sobre o impacto do processo na vida profissional dos formandos.

.
"O processo de suposto milagre estatístico a que assistimos é uma operação fraudulenta, fazendo primar o diploma sobre o conhecimento" e em que se procede ao "reconhecimento de competências [adquiridas ao longo da vida pessoal e profissional e não na escola] de forma muitas vezes próxima da validação administrativa", acusou o deputado.
"A cada diploma é forçoso que corresponda efectivamente um verdadeiro processo de aprendizagem e qualificação e não é isso que, em muitos casos, se verifica", insistiu.
.
Por parte do Governo, Vieira da Silva preferiu sublinhar que "nunca na história portuguesa se assistiu a uma mobilização na sociedade em torno das qualificações com esta dimensão". ....
Pudera!!!...
.
O maior “cego” sempre foi aquele que se recusou a ver!...



Sem comentários: