Páginas

30 março 2013

Se assim for...

 …vamos a isso!!

Andava arredio destas lides, o Dr.Santana-Maia Leonardo, um alentejano de gema, sempre atento aos problemas do Alentejo, mas não apenas…
Há muito tempo que não o “ouvia”. Calhou hoje, de manhã cedo, ao ler o meu “Público” matinal e a recordar-me dele, aqui em Setúbal, quando era ainda um miúdo… já lá vão uns bons aninhos… 

Dr.Santana-Maia Leonardo

A vida fê-lo regressar às origens e creio que divide agora o seu tempo de trabalho entre o Tribunal de Abrantes e o de Ponte de Sor, de onde é natural e, onde provavelmente, terá comigo um Amigo comum, o Dr. João Romão Esteves que ali exerceu o seu “metier” de notário e foi meu colega e amigo, no Liceu de Castelo Branco.
Mas vamos ao que interessa. Deixo aqui um pequeno "apontamento" que o Dr.Santana-Maia Leonardo "transformou" numa Carta à Directora:
.
Alentejanos ao poder…
.
Medina Carreira, ao contrário do que se julga, é um optimista, que acredita que, se importássemos a legislação de países com boas práticas e nossos concorrentes directos, Portugal conseguiria resolver muitos dos seus problemas. Infelizmente nem os nossos políticos, nem os nossos comentadores, nem as nossas elites, conseguem perceber uma coisa que é óbvia para qualquer alentejano: por mais que se legisle, os sobreiros não dão laranjas. Nós podemos melhorar a qualidade da lande e da cortiça, mas não conseguimos fazer, por melhor que seja a legislação, que um sobreiro dê laranjas. Ora, sem perceber isto, não vale a pena levar a cabo qualquer reforma estrutural. Um português não é, nem nunca será um alemão, um sueco ou um polaco.
Como seríamos um país diferente se, em vez de 180 deputados que querem, por força da lei, que os sobreiros dêem laranjas, tivéssemos a dormir a sesta, na Assembleia da República, 180 alentejanos. Imaginem o que seria ter 180 deputados que só se levantassem dos seus lugares por força de uma dor de barriga e que tivessem sempre o cuidado de se fazer acompanhar do respectivo diploma legislativo para limpar o traseiro… Bastaria cada um dos 180 deputados ir uma vez por dia à casa de banho durante os quatro anos da legislatura, para que fosse levada a cabo a única, urgente e inadiável reforma estrutural que o nosso país carece.
.
Santana-Maia Leonardo
.
Gosto destas críticas com humor...
E fico sempre agradado com a leitura dos seus  "apontamentos".

Sem comentários: