Páginas

26 outubro 2009

Os ciganos professores...

A opinião respeitável de Jorge Araújo Pereira
.
JAP, um "fedorento"

Ser professor, hoje, não é uma vocação; é uma perversão.
Antigamente, havia as escolas C+S; hoje, caminhamos para o modelo de escola S/M. Havia os professores sádicos, que espancavam alunos; agora o há os professores masoquistas, que são espancados por eles. Tomando sempre novas qualidades, este mundo.
Eu digo-vos que grupo de pessoas produzia excelentes professores: o povo cigano.
Já estão habituados ao nomadismo e têm fama de se desenvencilhar bem das escaramuças. Queria ver quantos papás fanfarrões dos subúrbios iam pedir explicações a estes professores.
.
Um cigano em cada escola, é a minha proposta.
Já em relação a estes professores que têm sido agredidos, tenho menos esperança.
Gente que ensina selvagens filhos de selvagens e, depois de ser agredida, não sabe guiar a polícia até à árvore em que os agressores vivem, claramente, não está preparada para o mundo.

Ricardo Araújo Pereira
in "Opinião", Boca do Inferno,
Revista Visão
.
Muitas vezes "a gente" até sabe guiar a polícia ao galho da árvore onde o agressor vive, mas... "é preciso zelar pelo "bom nome" da escola"...e não fazer muitas ondas... (esta é muito boa!... não é?!!... É de mestre!...)
.
PS - Consta que a ESB vai "importar" meia dúzia destes professores, havendo neste momento, apenas dúvidas se serão "gypsyes" importados directamente da Inglaterra ou "gitanos" menos dispendiosos por a viagem ser mais económica, apartir da vizinha Espanha... Vêm à experiência mas já se sabe que reivindicam a contratação como "professores titulares"... Não querem misturar-se com a "laranjinha do chão!...
.
Ah!... Já me esquecia... Os "ciganos" portugueses negaram-se a colaborar!...

Dizem que não há segurança na Escola e que qualquer "maltrapilho/a" pode entrar por ali dentro à vontade, dirigir-se a qualquer sala, em qualquer corredor, interromper um aula insultar e aviltar impunemente o professor (mesmo que seja cigano...), à frente de todos os seus alunos e ainda ter a lata, depois da façanha, de entrar na sala da Direcção e ser recebido com todas as honras por quem de direito, como se acabasse de ter tido a melhor e a mais normal das atitudes que um encarregado de educação deve tomar...
.
Assim... nem os Ciganos, meu caro Araújo Pereira!...

Sem comentários: