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17 outubro 2009

Rijks Museum Amesterdão

A Noiva Judia
Rembrandt
1606-1669


A Noiva Judia
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Este quadro faz parte da obra dos últimos anos da vida de Rembrandt. Muitas suposições se têm medido acerca das personagens retratadas e do significado da representação. Todos são unânimes, porém, em reconhecer que tal identificação é de importância secundária frente às cores brilhantes e à terna expressão que Rembrandt soube imprimir aos rostos e aos gestos. Todavia, é aconselhável uma certa prudência: seria de facto útil podermos determinar se o século XVII conheceu uma aproximação romântica do amor, em que a sensualidade dá lugar à fusão das almas. Não parece impossível que Rembrandt tenha querido pintar Judá e Tamar, e precisamente no momento em que Judá põe o cordão ao pescoço de Tamar, cordão que seria o penhor do cabrito que ele lhe prometera.
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Cfr. Marco Valsecchi
In “Grandes Museus do Mundo
Ed.Verbo – Setembro/1973

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