Páginas

27 fevereiro 2009

Morreu o Trabuco...

Só hoje, ao ler "O Setubalense", dei conta da morte do Trabuco...

Agripino António Peres (Trabuco)

...e tive pena de não poder estar com ele e acompanhá-lo na sua última viagem.

Vivia em Setúbal há quase 40 anos, trazido pelo Sr. Antonino de Carvalho quando este, vindo de Évora, tomou a concessão da Casa de Chá do Parque do Bonfim...

Foi durante anos um exemplar trabalhador na área da restauração, tendo passado por vários Cafés, nomeadamente pelo Café Esperança onde nos víamos quase todos os dias.
.
Depois de reformado entrou noutra profissão muito diferente... Foi motorista de taxi, em Tróia, estacionando no largo logo à saída do pontão dos barcos da travessia do Sado.

Já não o via há muito tempo... talvez há uns dois anos.

Escrito no vento: "Em 11 de Fevereiro de 2006, logo pela manhã desci à baixa para comprar o Público na tabacaria do Café Central e ali encontrei o Trabuco. Contei-lhe que o Luís Grilo e o Zeca Cruz vinham hoje almoçar comigo e perguntei-lhe se se lembrava deles, ao que me respondeu que sim… Não fiquei muito convencido de que se lembrasse assim tão bem, pese embora o facto de me ter falado na “mercearia” dos senhores Grilos… Já foi há muito tempo que o Agripino Peres saiu de Castelo Branco e os setenta e muitos anos, que já deve ter, podem “desculpar-lhe” a falta de memória… Mas ele afirmou que sim que se lembrava bem."

Em Setúbal, ninguém o conhecia por Trabuco... Apenas eu, o António Trigo, o Gilberto Saraiva, o Fernando Chambino, o Aristides Alpendre, o Antunes Valente, o Pinto Cardoso e poucos mais, assim o conhecíamos por ter sido um dos "heróis" da nossa Juventude, como excelente e inesquecível guarda-redes da equipa do Benfica e Castelo Branco.

Na Cidade do Sado, o Trabuco era apenas o Senhor Peres... Agripino Peres. De quem todos gostavam...

Esta manhã, ao ler "O Setubalense", deparei com a triste notícia.

Talvez o Sport Benfica e Castelo Branco o possa recordar de uma maneira mais duradoira...
Ele foi um "marco" no desporto albicastrense!

1 comentário:

Olímpio Matos disse...

Menos um marco no caminho da nossa vida.O Trabuco foi um Senhor nas balizas do Sport Benfica e Castelo Branco,num Onze que deu muitas alegrias a todos os adeptos do Clube da minha infância e da minha juventude.Secundo o repto lançado à actual Direcção no sentido de tomar a iniciativa de lembrar o atleta em cerimónia pública, honrando assim a memória
daquele que foi um ídolo do seu tempo no desporto da cidade albicastrense.