Páginas

13 fevereiro 2009

Beira Baixa - 1959 - Março

1 de Março
Doente
Por motivo de desastre automóvel de que foi vítima, encontra-se ainda internado o sr.Dr.Simplício Barreto Magro.
.
1 de Março
Doente
Foi há dias internado de urgência, por motivo de uma queda na escadaria do Governo Civil, de que resultou a fractura das pernas, o sr. Dr.Frederico da Costa Conde.
.
8 de Março
Orquestra Típica Albicastrense, no Cine Teatro Avenida
Apresenta-se amanhã, segunda-feira dia 9, no Cine Teatro Avenida, pelas 21,30 horas, este agrupamento musical com um conserto (ipsis verbis) comemorativo do 2º aniversário da sua apresentação, o qual sob a regência de José Bernardo, professor de música em S.Fiel, executará vários números escolhidos do seu agora vasto reportório.
Serão estreantes como vocalistas, Maria Clara, uma voz agradável e figura simpática, Maria Fernanda Alves e João Salavisa Vicente, estes já revelados pelo Grupo Cénico do Orfeão de Castelo Branco.
No acto de variedades, entre algumas actuações individuais dos vocalistas e a colaboração do conjunto “Os alegres Albicastrenses” será apresentado o “Trio Guiomar”, constituído por alunos finalistas do nosso Liceu (Ernesto Pinto Lobo,Daniel Proença de Carvalho e...), cujo valor artístico irá certamente surpreender o público de Castelo Branco.
A aquisição de bilhetes, até à abertura das bilheteiras, poderá fazer-se na Casa Comercial de José Barata Roxo – Tel.55.
.
Programa
I Parte
Pela Orquestra e seus vocalistas
.
Indicativo
Esperança (marcha) - Música de Eugénia Lima.
Não sei com quem casar - Música e letra de Arlindo de Carvalho. Canta: Laurinda Silva.
Le Souffle de La Brisa (valsa) - Música de Sousa Morais
Retaxo - Música e letra de Arlindo de Carvalho. Canta João Salavisa Vicente.
Cantares da Beira - Rapsódia de cantares da Beira.
Saudades da Beira - Música e letra de Arlindo de Carvalho. Canta Mário Teixeira.
.
II Parte
Acto de variedades com a colaboração do
Trio Guiomar” e de “Os Alegres Albicastrenses”.
.
III Parte
Pela Orquestra e seus vocalistas.
.
Já namoro o meu Zé - Música e letra de Arlindo de Carvalho. Canta: Maria Clara.
Manel da rola - Música e letra de Arlindo de Carvalho. Canta: Laurinda Silva
Dias de festa - Rapsódia de canções de romaria da Beira Baixa
Ó Castelo Branco. Música de José Bernardo, letra de D.Antonina Semedo. Canta Mário Teixeira.
Chapéu preto, Música de Arlindo de Carvalho, letra da Etnografia da Beira, recolhida pelo Dr.Jaime Lopes Dias, canta Laurinda Silva
Marcha de Castelo Branco. Música de Eugénia Lima, letra do Tenente Manuel Dias Cartana. Cantam todos os vocalistas da Orquestra Típica Albicastrense.
.
Preços – Camarotes de 4 entradas, 50$00; 1ºBalcão, filas A a E, 12$50; 1ºBalcão, filas F a J, 10$00; 1ªplateia, filas A a F, 12$50; 1ªplateia, filas G a K, 10$00; 2ªplateia, filas A a F, 7$50; 1ªplateia, filas G a L, 5$00; 2ºBalcão, 3$00.
.
8 de Março
De luto
Faleceu o Dr. Adelino Esteves Robalo Cordeiro
Em Coimbra, na casa de seu filho, Sr.Doutor António José de Amorim Robalo Cordeiro, Assistente da Faculdade de Medicina, faleceu no passado dia 2, o Sr.Dr.Adelino Esteves Robalo Cordeiro, de 70 anos, natural de Penamacor, professor do Liceu, aposentado.
Era casado com a Srª D.Maria da Soledade Amorim Cordeiro e pai, também do Sr.Dr.Adelino de Amorim Robalo Cordeiro, Delegado do Ministério Público na Comarca de Mangualde.
Dotado de formação religiosa era um tradicionalista convicto, muito dedicado ao estudo da etnografia de que deixou algumas publicações, referentes à velha vila de Penamacor.
Foi sepultado no cemitério da Conchada.
“Beira Baixa” sentindo a morte deste seu prezado assinante e correligionário, apresenta a sua família sentidas condolências.
.
29 de Março
Futebol
Campeonato Nacional da III Divisão
Zona B – 3ª Série
O Sport Benfica e Castelo Branco

distanciou-se mais dos seus perseguidores”.
.
A equipa do Lusitano de Vildemoínhos não pôde passar com êxito o obstáculo de Castelo Branco e perdendo o jogo frente aos representantes albicastrenses, enquanto o Académico de Viseu e o Mortágua venciam os adversários que lhe couberam defrontar, viu-se relegada para um 4ºlugar, nada apetecível. A equipa do Spot Benfica e Castelo Branco vencendo a partida situou-se numa posição que lhe permite encarar os próximos jogos com a maior serenidade.
Académico e Mortágua venceram sem dificuldades as equipas de Cebolais e Mangualde e começam já a travar entre si a luta pela posse do 2ºlugar.
Finalmente, a equipa da Guarda conseguiu bom resultado ao bater a equipa de Sernache.
.
29 de Março
Taça de Portugal de Tiro aos Pombos
Com 151 atiradores inscritos, portugueses e espanhóis, disputou-se no Porto a prova mais importante e a mais cobiçada por todos os atiradores – a Taça de Portugal.
Encontrava-se inscrito o atirador albicastrense Octávio Barata que, após uma boa prova conseguiu chegar à final empatado com os consagrados atiradores Eng. José Curado, de Elvas, ex-Campeão do Mundo, Marquês de Valle Flor, Campeão Ibérico, e Dr. Palhavã, de Vila Viçosa.
No desempate final a vitória sorriu ao Eng.José Curado, seguido do Dr.Palhavã, Marquês de Valle Flor e Octávio Barata, levando aquela atirador para a cidade alentejana de Elvas a monumental Taça de Portugal onde será mais uma vez disputada no próximo ano.
.
29 de Março
Tiro aos pombos e pratos em Castelo Branco
Perante selecto público e com a presença dos Ex.mos Srs. Comandante da PSP Capitão Domingues Carreto e do Secretário do Governo Civil e ainda com a participação, nas provas disputada, de 36 atiradores de vários pontos do País (…) efectuaram-se no Stand de Tiro do Montalvão, provas importantes de tiro aos pratos e pombos, cujos resultados foram os seguintes:
.
Pratos
“Poule de Ensaio”
Octávio Barata, de Castelo Branco e João Tavares, de Portalegre, 10/10.
.
“Poule Cidade de Portalegre”
Octávio Barata, de Castelo Branco, com 30/30,
2º António Plácido, da Covilhã, com 28/30,
3º Eng. Malato Beliz, de Elvas , com 28/30,
4º Dr. Lopes Dias, de Castelo Branco, com 27/30
.
Pratos
“Poule Joval”
1º Sebastião Agostinho, de Castelo Branco, com 7/7,
2º Dr. José Afonso dos Santos e Octávio Barata, de Castelo Branco, com 6/7
.
Poul A.M.Silva”
1º Eng. José Russo, de Elvas, com 10/11
Octávio Barata, de Castelo Branco, com 9/11
.
“Poule de Honra”
Octávio Barata, de Castelo Branco, co, 10/10,
2º Eng. José Russo, de Elvas, com 9/10

1 comentário:

piedade disse...

Fiquei feliz, por ver nomes de artistas relacionados com a orquestra tipica albicastrese de que não me lembrava. Foi muito bom recordar.