Páginas

09 fevereiro 2009

Carmen Miranda

Nasceu no dia 9 de Fevereiro de 1909
em Marco de Canaveses.
Faria hoje 100 anos!

Carmen Miranda
.
Apesar de ter morado quase toda a sua vida no Brasil e nos Estados Unidos, Carmen Miranda nunca se naturalizou cidadã de qualquer um destes países. Manteve sempre a nacionalidade portuguesa.
Quando foi batizada Carmen Miranda recebeu o nome de Maria do Carmo Miranda da Cunha. Só mais tarde, no Brasil, para onde o pai emigrou quando ela ainda não tinha um ano de idade, ela adoptou o nome artístico por que foi sempre conhecida.
Aos 20 anos de idade, Carmen Miranda começou sua gloriosa e curta carreira de cantora e atriz. Porém, gravou seu primeiro disco somente aos 30 anos de idade. Nesta época, final da década de 1930, fez muito sucesso nas emissoras de rádio do Brasil.
A sua carreira artística transcorreu no Brasil e EEUU, entre as décadas de 1930 e 1950.
Trabalhou no rádio, no teatro de revista, no cinema e na televisão e chegou a receber o maior salário até então pago a uma mulher nos Estados Unidos.
O seu estilo eclético faz com que seja considerada precursora do tropicalismo, movimento cultural brasileiro surgido no final da década de 1960.
Devido ao grande sucesso, foi levada para os Estados Unidos, por um empresário norte-americano. Nesta fase da vida, fez um grande sucesso, representando nas suas músicas e danças, aspectos da cultura tropical do Brasil.
Apresentava-se com roupas coloridas, enfeites e chapéus com frutas tropicais e a sua imagem representava uma típica baiana.
Não demorou muito e Carmen Miranda foi parar nas telas de cinema de Hollywood. Actuou em vários filmes como, por exemplo, Serenata Tropical e Uma Noite no Rio. Morreu com problemas cardíacos, em 5 de Agosto de 1955, em Beverly Hills, Hollywood, sendo sepultada na cidade do Rio de Janeiro. Deixou, como legado, sua imagem alegre que é, até os dias de hoje, resgatada no mundo artístico e cultural brasileiro. Nunca deixou de ser portuguesa...

Sem comentários: