Páginas

01 outubro 2008

Bodas de oiro - 1958

1958 - Faculdade de Ciências da Universidade do Porto - 2008
Em 27 de Setembro de 2008
.
Capela de Nossa Senhora da Ajuda
.
Antes que eu desse com a Capela... dei três voltas à zona ocidental do Porto! Pedi ajuda a imensas e simpáticas pessoas... que tentaram auxiliar-me. Depois cansei-me de voltar sempre aos mesmos sítios! Encostei o carro numa Avenida imensa, mesmo em frente ao Chanceler Conrad Adenauer, e fui à procura de um taxi! Que encontrei ao fim de meia-hora... O taxista deixou-me às portas da Capela que estava ainda fechada.
.
Dirigi-me então à Associação Nacional de Jovens Empresários onde decorreria o encontro e foi ali que comecei a vislumbrar as jovens "meninas do meu tempo"...

Edifício Anje

Teria sido muito mais simples se tivessem informado que este edifício era um pouco mais acima do local onde foram feitos todos os outros encontros... Varanda da Barra!

A Varanda da Barra

As inesquecíveis Anita e a Celeste

As Ciências Físico-Químicas aqui muito bem representadas pelas colegas Júlia Adelaide e Cristiana Lopes Reis

A Maria Ursulina com a muito atenta colega Maria Joaquina Arêde Amaral


Maria Ursulina Leitão Pinho Valente
Mais tarde foi professora de Físico-Químicas
no Liceu Nacional de Setúbal


A Estefânia e a Fátima Ibeche

Maria Estefânia de Almeida Fernandes

Fátima Sara Ibeche

O Revº Padre Múrias revê os tópicos para a missa que se segue...
Não foi finalista connosco. Era mais velho um ano mas foi ele, sempre, quem disse a missa nos nossos encontros... Já merece pertencer a este nosso grupo!


A Maria de Fátima Carvalho de Almeida
veio de Roma de propósito para esta nossa cerimónia.
Teve uma intevenção na missa e ofereceu a cada um de nós
uma pequena cruz em prata, com as palavras "pax et bonum" gravadas.


Bem bonita...

Maria de Fátima Carvalho de Almeida
.

O Roberto Salema e a Maria do Rosário

Roberto Salema Vieira Ribeiro


Maria do Rosário de Albuquerque Reboredo e Castro

Uma das mesas onde decorreu o almoço,
no Restaurante Monopólio

As colegas de Físico-Químicas Cristiana Lopes Reis e Maria Joaquina Arêde Amaral
com a Maria Ursulina à direita


A Fátima Rocha Peixoto presta atenção a duas representantes do Lar das Doroteias no Largo da Paz... Nem uma pedra resta naquela calçada que eu tanto ajudei a desgastar...
Não consegui localizar exactamente o sítio onde existiu
o Lar das Doroteias!

Não resisto...a publicar aqui a única foto que tenho mostrando a escadaria da entrada principal do Lar do Largo da Paz
.

A Madre Valente Perfeito... perfeitamente enquadrada!

... e revejo a minha prima Ana Máxima, a minha mulher Maria de Lourdes Macedo e todas as outras "farmacêuticas" que ali residiam: Maria Amélia Souto Teixeira, Maria del Carmen Esteves, Fernanda Madureira Andrade, Fernanda Lacerda e Rosa Guerreiro, que ali viveram sob a "vigilância apertada" da Madre Valente Perfeito (Valper).

"Timidez, simplicidade
E muito bom coração
Já sabem, não é verdade?!
É a Lourdes do João..."
..............Com muita amizade
.....................Valper
(Quadra deixada no Livro de Curso de Farmácia/1958)
.
E senti saudades do Lar da Doroteias que não deixou ali qualquer rasto...

Maria Filomena Pires Leite Gomes

Maria Fernanda da Costa Ferreira .

A Anita e a Amazilde. Amigas de longa data...

Nos fins de semana, eu, o Salema e o Júlio, depois do jantar,"batíamos" os lares da rua do Breiner, da Cedofeita e da rua de São José... Feitos "tontos", ali do meio da rua, gritávamos por elas! "Oh!... Aniiiiiiiiita!!!". Havia sempre uns bolos e outros "mimos", que as famílias acabavam de enviar-lhes e elas repartiam connosco, no sábado à noite...
Lindas meninas...

Ana de Sousa Monteiro de Carvalho

Maria Amazilde Rios de Almeida


A Celeste também fazia parte do nosso "círculo"...

Maria Celeste Pereira Ramos


A Fátima Peixoto estava no Lar da Cedofeita (nº379)

Fiquei decepcionado e triste quando, na tarde da passada 6ªfeira, fiz a minha Romagem de Saudade pelas ruas do Porto. Aquele palacete bonito, cheio de charme, cheio de vida e cheio de recordações, há 50 anos, está completamente degradado e abandonado...

Mais à frente, no outro lado da rua e depois da rua dos Bragas (onde existia então a Faculdade de Engenharia), decrépito e para venda, quase chorei ao ver o lar da JUC onde vivi dois anos... A rua da Torrinha, essa é que achei muito melhor ao fim destes 50 anos... Não achas que tenho razão, Zézinha?!
.

A Anita, uma das melhores colegas que tive no Porto.


Creio que, sem a Fátima Sara Ibeche, não teria havido reuniões do nosso Curso. Aqui, ela profere as únicas palavras "oficiais" que se ouviram na nossa reunião... Exemplar como sempre!...

Uma amizade com 50 anos! As duas Fernandas continuaram a manter um contacto regular apesar da Fernanda Borrego viver em Queluz há dezenas de anos.
Mais longe do Porto do que ela...só eu!



A Maria Fernanda Quelhas Gomes da Rocha

A Maria Fernanda Borrego da Cruz

Na altura devida apareceu o bolo de Aniversário que tomou a forma da capa do nosso Livro de Curso. Bonito e saboroso... segundo testemunhos vários, que não o meu. Com pena minha...Claro!


Já quase no final, alguém se lembrou de uma foto em conjunto... Já havia saído muita gente mas os que ficaram... ficaram muito bem! Na fotografia...

Aqui, identificamos, entre outras, a Rosário Reboredo e Castro, a Fátima Sara Ibeche, a Maria Ursulina, a Fátima Rocha Peixoto, a Cremilde Falcão, a Fernanda Quelhas e a Fernanda Borrego

Vemos por aqui, as duas Fernandas, a Anita, a Carlota de Sousa Nogueira, a Amazilde, a Estefânia, as Fátimas (Peixoto e Ibeche) e a Cremilde Falcão.

Estiveram ainda nesta nossa reunião das Bodas de Oiro, outros nossos Colegas:

Maria de Lourdes Lage Tavares

O Reinaldo, das Geologias (foto obtida em 9 de Julho de 1988)


Reinaldo Pastor Leite da Cunha


A Idália

Maria Idália Miranda de Carvalho

... e eu, claro! (foto de 09.07.88)

João José Mendes de Matos

Quem já não veio foi um dos "pés" da nossa "trempe"... O Júlio faltou mas nós achámos bem que a falta lhe fosse relevada! Quem sabe se ele não teria andado por ali, no meio de nós?!...

Júlio Aires Crespo

Um abraço para todos! E até daqui a "outros" 50 anos...

Sem comentários: