Páginas

03 outubro 2008

Beira Baixa - Notícias de 1957 Set./Outubro

1 de Setembro
Casamento
Em Fátima, no dia 26 de Agosto, realizou-se o casamento da Maria Amélia Pires Antunes com o Rui Rapoula.

.
1 de Setembro
Edifício das Finanças
A Junta de Província quer vender o Palácio Fevereiro.

.
Em Agosto último já se tinham feito ouvir as vozes do descontentamento, em artigo publicado num dos jornais da cidade:
"A nova de que a Junta de Província da Beira Baixa resolvera vender o “Palácio da Família Fevereiro”, situado no Campo da Pátria desta cidade, também conhecida pela “Casa da Finanças”, por virtude da natureza dos serviços públicos que ali têm estado instalados, provocou uma certa ansiedade e natural preocupação.
Na verdade, não encontramos motivos que justifiquem aquela medida, embora nos tivéssemos debruçado sobre ela, visando-a e analisando-a em todos os seus aspectos, quer técnicos uma vez que o prédio é utilizado por serviços públicos, quer económico, uma vez que se trata de uma alienação, e quer artístico uma vez que o edifício, embora não sendo o mais monumental da cidade, é uma das suas construções mais puras e mais sugestivas." (Parte do texto publicado em 25 de Agosto de 1957)

.
Em Edital publicado em 11 de Agosto de 1957, o Dr. Alberto Trindade, presidente da Junta de Província da Beira Baixa punha à venda, em hasta pública (em 12 de Setembro) o edifício que possui no Campo da Pátria, com a base de licitação de 1.500.000$00.
.
29 de Setembro
Pelo Liceu
Foi nomeado Médico Escolar do Liceu Nun'Álvares, o médico cirurgião da Casa de Saúde de S.João de Deus, nesta cidade, o sr. Dr.Francisco de Sousa Lé.
.
29 de Setembro
Vida Social
Regressou acompanhado de sua família, vindo da Figueira da Foz, o nosso bom amigo sr. Dr. Ulisses Vaz Pardal

13 de Outubro
Câmara Municipal
Do Plano de Actividades e Bases do Orçamento Ordinário da Câmara Municipal de C.Branco, para o ano de 1958.
Melhoramentos Urbanos:
1) Construção do Edifício do Mercado Municipal de Castelo Branco; com dotação aproximada de Esc.500.000$00.
(...)
Embelezamento de parte da Cidade de Castelo Branco --- pavimentação e ajardinamento dos passeios da Av.Nun'Álvares (ligação da Praça do Município à Estação do Caminho de Ferro); com a dotação aproximada de Esc.100.000$00.
5) Construção da rua Cardeal da Mota, em Castelo Branco, 2ªfase,; com dotação aproximada de 100.000$00.
Obras em curso a que se refere a Base 3ª do Plano:
1) Pavimentação e rectificação das ruas de S.Sebastião, do Pina e João Carlos d'Abrunhosa.
.
20 de Outubro
Casamento
Realizou-se no passado dia 5 do corrente, na Igreja da Pena, em Lisboa, o enlace matrimonial do sr.Dr. António Branco Amaral, filho da srª D.Maria do Rosário Branco Amaral e do sr. António Amaral dos Santos, com a srª D.Maria Fernanda Rendeiro Ramalho.
.
20 de Outubro
Desporto
É hoje que se efectua a anunciada festa de homenagem ao jogador Manuel Esteves do Rosário Tavares (Marzia) que nasceu no ano de 1922 em Nisa.
.
20 de Outubro
A Gripe Asiática
Precauções a tomar pela população.
.
20 de Outubro
Falecimento
Na passada 2ªfeira, faleceu nesta cidade, o sr.Manuel Castanheira, com 85 anos de idade, comerciante e proprietário que gozava das maiores simpatias pelas suas boas qualidades. Era casado com a srª D.Maria da Costa Castanheira e pai dos srs. António e Manuel Castanheira e das sras.D.Maria, D.Eugénia e D.Piedade Castanheira e sogro dos srs.Drs. José Afonso e João Martins e Luis Silva e Costa.
.
27 de Outubro
Casamento elegante
Realizou-se ontem na Sé Concatedral, o casamento da Srª D.Maria Virgínia Severino Beirão, filha do sr.Dr.Augusto Duarte Beirão e da srª D.Maria de La Salette Severino Beirão, com o sr.Abel Delgado Domingos, filho do sr.Narciso Domingos (já falecido) e da srª D.Maria dos Anjos Delgado Domingos. Foram padrinhos da noiva, o sr. Anthero Vaz Pardal e sua esposa D.Maria Virgínia dos Santos Vaz Pardal, e do noivo seus primos sr.José Domingos Baptista e srª D.Manuela Araújo Ribeiro Domingos.
Foi celebrante o Vigário da Sé, sr.Cónego Anacleto dos Santos Martins e, após o matrimónio, seguiu-se a missa e a benção aos noivos
Findos estes actos religiosos foi servido aos numerosos convidados um primoroso Serviço no Hotel de Turismo.
Na Corbelha viam-se muitas e valiosas prendas.

Sem comentários: