Páginas

07 julho 2014

O Zé Joaquim morreu...

no sábado passado e faz hoje a sua última viagem...
Era Professor Catedrático jubilado, no Instituto Superior Técnico.
. 
Prof. José Joaquim Delgado Domingos

... tinha 79 anos, a minha idade, fomos colegas de turma desde os primeiros anos, no Liceu de Nun'Álvares, em Castelo Branco. Brincámos juntos na Quinta da Carapalha e "jogávamos à pedrada" com as primas Meiga e Isaura e com a Teresinha Domingos que, sendo mais velhas... teriam já boa idade para "terem mais juizo do que nós" naquela época... Estávamos em 1946 ou 47...
.
Participámos em algumas "visitas de estudo" em Abril de 1950... a Abrantes (a boina que usaste nesse dia, Zé Joaquim, fez "história"...), ao Santuário de Fátima e à Barragem do Castelo de Bode, ambas ainda em construção.
Num jardim em Abrantes30 de Abril de 1950
.
E o Carnaval passado no Algarve, no nosso 7ºAno (Fevereiro de 1953), quando o ministro da Educação da altura, Fernando Pires de Lima, proibiu as deslocações a Espanha para os "finalistas" dos liceus, também ficou gravado um pouco na nossa memória comum...
.
 Visitámos, então, Vila Viçosa
.
E as férias de Verão passadas na Figueira da Foz?...No Verão de 1952, nas últimas férias grandes sem preocupações de maior, antes de começarmos a encarar as responsabilidades inerentes ao 7ºano. Acho que também deves recordar o belo grupo que ali fomos encontrar...
.

Na Figueira da Foz, em 22 de Agosto de 1952
.
Não quiz deixar de recordar hoje alguns momentos saudosos da nossa vivência comum... E falei como se estivesses ainda aqui bem perto de nós. Poderíamos assim falar um pouco mais baixo... Sei que passaste há muito pouco tempo por um desgosto bem profundo... Também eu já tinha passado por uma situação igual e sei bem quanto isso te terá atormentado. Tens agora a possibilidade de um "reencontro"... Eu terei de esperar um pouco mais mas continuo a acreditar que também poderei ter em breve, o meu desejado "reencontro".
.
Descansa em Paz, José Joaquim.
Nós ficamos por cá a olhar para os que restam daquela turma de "Ciencias" que ambos partilhámos em 1952/53.
.

José Joaquim Delgado Domingos tinha um curriculo bastante extenso.
Deixo aqui um breve apontamento:  
.
 Prof. Delgado Domingos

Engenheiro Mecânico (Ins.Superior Técnico), licenciado com distinção em 1959.
Professor Catedrático do Instituto Superior Técnico desde 1965, mediante concurso e prestação de provas públicas. Jubilou-se em 2005.
A sua actividade científica, traduzida em publicações, comunicações a seminários, congressos e simpósios tanto a nível nacional como internacional, corresponde a mais de centena e meia, nos temas de Energia, Ambiente, Termodinâmica, Desenvolvimento Sustentável e Previsão Numérica do Tempo.
Exerceu inúmeras actividades de direcção e orientação de investigação e ensino.
- Presidiu ao Departamento de Engenharia Mecânica do Instituto Superior Técnico;
- Foi membro eleito da Assembleia e do Senado da Universidade Técnica de Lisboa;
- Foi deputado municipal na Câmara Municipal de Lisboa;
- Era membro fundador do International Center for Heat and Mass Transfer e actual membro do seu Conselho Científico;
- Foi Presidente da Assembleia de Representantes do Instituto Superior Técnico. Actualmente era investigador no IN+ (Centro de Estudos em Inovação, Tecnologia e Politicas de Desenvolvimento da FCT) tendo sido Investigador no IDMEC (Instituto de Engenharia Mecânica) onde fundou e dirigiu a linha de Energia e Ambiente.
Fundou em 1999 e dirigia o grupo de Previsão Numérica do Tempo na Secção de Ambiente e Energia do IST a qual (desde 2001) efectua diariamente.
Desde Dezembro de 2007, presidia ao Conselho de Administração da Lisboa E-Nova - Agência Municipal de Energia e Ambiente, a qual elaborou a Estratégia Energético-Ambiental para Lisboa.

Sem comentários: