Páginas

19 maio 2010

Era natural de Oleiros...

O fundador do Banco Internacional do Funchal (Banif), comendador Horácio Roque, morreu hoje na sequência de um AVC no início de Março.

Horácio Roque, fundador do Banif
.
Nasceu em Oleiros, perto de Castelo Branco, e orgulhava-se do mundo agrícola onde nasceu, mas queria mais. Quis o destino e a ambição que o acompanhou na sua caminhada pela vida que saísse da sua aldeia aos 14 anos em direcção a Angola, onde tinha uma irmã. Foram precisos 14 dias para chegar a Angola de barco, com uma paragem na ilha da Madeira, onde fez questão de pisar o chão. Nunca tinha viajado e o mar não se avistava de Oleiros. A sua ligação ao mar começou nessa altura, a caminho de Luanda, onde afirmava ter crescido e vivido a sua juventude. Com 18 anos, quatro anos depois de ter chegado a Angola, criou uma empresa. De 1958 a 1976 ficou por Angola.
Como várias vezes referiu, só voltou a Angola em 1992 e desde então nunca mais pisou o país onde toda a sua carreira começou. Costumava dizer que Angola saiu do trajecto dos seus negócios devido às ligações políticas da sua ex-mulher, Fátima Roque, à UNITA.

Sem comentários: