Páginas

13 maio 2010

60 Anos!...

Foi no sábado passado...
Regressaram a Castelo Branco para comemorar juntos
os "belos tempos" de finalistas no 7ºano do Curso Liceal.
E estavam óptimos! Todos eles...
.
Claro que houve faltas. Uns por decisão própria, outros por terem partido antes do tempo... Certamente, todos eles foram recordados com saudade.
.
Incluídos no último grupo recordo a Toneta Serejo Goulão, a Maria Carolina Roxo, o António Carreto Curto, o Toni Lobato de Faria, o Joaquim Maria Marques, o José Lopes Rijo (de Alpalhão), o Manuel Grilo (Ica), o Rui Romãozinho e o António Preto dos Santos,
.
Provavelmente também eles "estiveram presentes"...
.
"A Morte nada é.
... Porque é que eu
estando longe do vosso olhar
estaria longe do vosso pensamento?"
.
( Numa homenagem aos colegas desaparecidos, cabe bem aqui, neste cantinho, um pouco deste belo poema de Henry Scott Holland)
.
Começo por editar duas fotografias deste grupo que apenas descobri hoje.
Não tenho a certeza se correspondem a alunos do 6º ou até mesmo do 5ºano... mas que são os mesmos, lá isso são!!...

Será que esta foto foi tirada ainda quando estavam no final do 5ºAno
Na 1ªfila, a Maria da Luz, a Magna Cerqueira Vicente, NN, a Fernanda Calrão, a Maria Emília Faria de Sousa e NN (morava atrás do Liceu); de pé, conseguimos identificar algumas colegas, como a Gracinha Candeias, a Maria Júlia, a Maria do Carmo Ribeiro, a Toneta Goulão, a Maria Teresa de Oliveira, a Maria Carolina Roxo e a Adelina Carrondo.

E antes da fotografia oficial do Curso, achei por bem mostrar duas fotos destes "velhotes" quando estavam no fim do 5ºAno. Creio que são de Junho de 1948. Esta é só dos "cavalheiros"... A anterior tem também as "miudas" que faziam parar o trânsito (muito pouco) que havia então em Castelo Branco...

(Tiveste sorte, irmãozinho... Não as levaste para Castelo Branco como querias porque só hoje descobri o seu paradeiro! Mas acho que ficam aqui muito bem!...)


Na 1ªfila: o Olímpio, o Amândio Filipe de Morais, o António Lobato de Faria, o António Preto dos Santos e o António Carreto Curto. Na 2ªfila: o Manuel Barbosa Marçal Grilo (Ica), o Joaquim Maria Marques, O João Preto Tomé e o Aquiles Borronha Gonçalo. Na 3ªfila, o Caridae e o Raul Cabarrão. Na fila seguinte: o Rui Romãozinho, O Serafim Duarte Pinto, o Simões de Faria, o Manuel Apolinário (ou o Silvino Duarte Belo?) e NN. Os ultimos seis, lá atrás: NN, o Eusébio, NN, o Augusto Morgado. o Manuel Sequeira e o Rapoula.
É uma vergonha para mim não ser capaz de me lembrar do nome de três dos presentes...


Fotografia do Curso tirada em 1950
Na 1ªfila, os Professores: Drs.Lopes Dias, Melo e Leite, José Parro, Pina, João de Sena Esteves, Reitor Sérvulo Correia, José de Sena Esteves, Augusto Russo, Curado Banha, Pe.Aurélio Granada Escudeiro, Catana Diogo e António Carriço
.


Sessenta anos mais tarde, em Maio de 2010
Quase no mesmo sítio da foto anterior, o Aquiles Borronha Gonçalo, o Simões de Faria, o Olímpio Mendes de Matos, a Maria Júlia Hermano Pedro, a Maria do Carmo Gonçalves Ribeiro, a Maria Teresa Oliveira, a Adelina da Silva Carrondo, a Teresa Pires Antunes, o João Preto Tomé e o António Gonçalves Ribeiro.

E agora, o "núcleo forte" do grupo... Antigas alunas e as mulheres de alguns dos alunos presentes.
A D.Soledade Gonçalo (Aquiles), a D. Maria Alexandrina M.Matos (Olímpio), a Maria Júlia Hermano Pedro, a Maria do Carmo Ribeiro, a Maria Teresa Oliveira, a Adelina da Silva Carrondo, a Teresa Pires Antunes e a Tarucas Paiva Morão (Toni Ribeiro).
.
Deixamos aqui o Programa do "acontecimento":

O programa da tarde de Sábado (a letra é miudinha... Toca a por os óculos)

No Domingo, depois da Missa nos Fradinhos e da clássica fotografia à porta do Liceu realizou-se o almoço no restaurante "Praça Velha.

Antes do almoço, em frente do restaurante.
O Dr.Amaral com a Maria Júlia ao lado, a Maria Teresa Oliveira, a Tarucas, o Simões de Faria, o António Gonçalves Ribeiro, a D.Soledade Gonçalo, a Maria Alexandrina, o João Preto Tomé, o Olímpio Matos, o Aquiles Gonçalo, a Maria do Carmo Ribeiro com o marido Armindo Pinto Elvas. Mais atrás, á direita, o Francisco Goulão e a Adelina.

.Depois do almoço, uma visita ao Museu Cargaleiro, ali mesmo ao pé.

A Tarucas, a Maria Júlia, a Adelina, o Preto Tomé, o Francisco Goulão, a Maria Alexandrina e o Olímpio, em primeiro plano: o Amaral, o Aquiles, a Soledade, o Gonçalves Ribeiro, a Teresa Oliveira, a Maria do Carmo Ribeiro, o Pinto Elvas e o Simões de Faria.
.

Uma "recordação" com 60 anos. O Livro de Curso...

Quem parte leva saudades...
De vez em quando podem "matar~se as saudades".

Maria Teresa de Oliveira
Porque
será que nós, os "putos mais novos", a conhecíamos por "Teresa toureira"?!....

Adelina da Silva Carronda



Maria do Carmo Gonçalves Ribeiro


Maria Júlia Hermano Pedro

Maria Teresa Pires Antunes


António Gonçalves Ribeiro


Aquiles Borronha Gonçalo


João Antunes Preto Tomé


José Simões de Faria


Olímpio Mendes de Matos
.

Façam o favor de se ir preparando para o próximo encontro!... Para o ano há mais.

1 comentário:

C. disse...

E,apesar de não pertencer ao grupo,gostei de partilhar com todos este reencontro.Foi comovente conhecer aquelas e aqueles que pertenceram a um Tempo onde todos os sonhos eram permitidos.
Irene Lima (filha de Teresa Oliveira)