Páginas

26 maio 2010

Beira Baixa - 1961 - Julho

02 de Julho
Não existe um atletismo válido porque não há locais onde ele se pratique” – afirma-nos o Sr. Arquitecto Luís Grilo, autor do projecto de um Pavilhão de Desportos para Castelo Branco.
É o jovem Arqº Luís Joaquim Carrega Marçal Grilo que o ano passado concluiu o curso de arquitectura na Escola Superior de Belas Artes de Lisboa e que defendeu tese no decorrer deste mês, com o referido projecto. (com foto na 1ªpágina)
.
02 de Julho
De luto
António Nunes Morão
No passado dia 27 faleceu subitamente na sua casa em Lisboa, o nosso muito estimado amigo e assinante Sr.António Nunes Morão, de 55 anos, casado com a Sr.ª D.Maria Carolina Marques de Carvalho Morão e qu, após ter trespassado há alguns meses a relojoaria de que era proprietário em Castelo Branco, se encontrava actualmente empregado na firma Roberto Kudell.
Era o Sr. António Nunes Morão, pai da Sr.ª D. Maria Raquel de Carvalho Morão e da Sr.ª D. Maria Elisa de Carvalho Morão; irmão dos Srs.Joaquim Nunes Morão, casado com a Sr.ª D.Egídia Ruivo Morão; Bartolomeu Nunes Morão casado com a Sr.ª D. Maria da Piedade Morão,; José Nunes Morão, Alberto Nunes Morão e da Sr.ªD. Maria José Nunes Morão Pires Marques, casada com o Sr.Francisco Pires Marques.
.
02 de Julho
Espectáculos no Cine Teatro Avenida
Hoje – O mistério do navio abandonado, com Cary Cooper
3ªf – Com jeito vai, com Dorothy Denton
5ªf – Prazeres proibidos, com Sylvia Sims e Anne Neagle
Sab – Dragões da violência, com Alan Ladd
Dom – Aonde vais triste de ti, com Vicente Parra
.
09 de Julho
D.Miltz Correia da Cunha Santos Amaral
Por se encontrar bastante doente, tem estado em tratamento numa clínica em Lisboa a Sr.ªD.Miltz Correia da Cunha Santos Amaral, esposa do nosso muito estimado amigo e assinante Dr.António dos Santos Amaral.
.
09 de Julho
Hoje – Aonde vais triste de ti.
3ªf – Dr.Apaixonado, com Michael Chaig
5ªf – Sorrisos de uma noite de Verão, com Ulla Jacobson
Sab – Os bandeirantes, com Lurdes Oliveira e Elga Andersen
Dom – A grande guerra, com Silvana Mangano e Alberto Sordi
.
16 de Julho
Estudos de Castelo Branco
Acaba de chegar à nossa mesa de trabalho o primeiro número da revista História e Cultura “Estudos de Castelo Branco
Com artigos do EngºManuel Castelo Branco, Ten. Cor.Vasco da Costa Salema, Prof. Vieira de Almeida, João Carlos da Mota Mendanha, Dr. Frederico da Costa Conde, Augusto Duarte Beirão, Dr.Moradas Ferreira, Dr. João Frade Correia, Dr. Firmino Crespo, Dr. Fernando de Almeida, Dr. Jaime Lopes Dias, etc., etc.
.
16 de Julho
Jantar de homenagem ao Dr. Mansinho
Presidiu ao banquete o Sr.Dr. Alberto Trindade, na qualidade de Governador Civil substituto. Ladeado pelo homenageado e por sua esposa D.Laura de Abrunhosa Mansinho, bem como pelas Sras.Dras. D.Cacilda Namorado de Carvalho, D.Ludovina Barroso, D.Maria do Rosário Cristóvão, Dr.Francisco Palmeiro, Presidente da Câmara em exercício, Dr.Martins da Fonseca, Juiz Corregedor, Dr.José Lopes Dias, Delegado de Saúde, Dr.José Catana Diogo, Reitor do Liceu Nun’Álvares e Dr.António Queiroz, Director da Escola Industrial e Comercial.
.
16 de Julho
D.Carlota M.C.B. Landeiro
Para o 4ºano da Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa – Secção de História, transitou com elevada classificação a Sr.ª D.Carlota Maria Gonçalves Borges Landeiro, filha do nosso assíduo e estimado colaborador Sr.Prof.José Manuel Landeiro.
(Conheci o Prof. Landeiro nos primeiros anos da década de 60 quando ele acompanhava os seus pequenos alunos residentes no Montijo, onde vivia na altura, ao Liceu Nacional de Setúbal para os seus jovens fazerem, já em Agosto, os exames de admissão ao Liceu.
O Prof. José Manuel Landeiro nasceu em 1905 na Aldeia do Bispo e faleceu em 1973)
.
16 de Julho
“Um lamento”, (na última página).
Motorizadas com escape livre percorrem a cidade a altas horas da noite.”
.
16 de Julho
Um anúncio, (na última página)
“Não esqueçam
Que a CASA 14 mantém a tradição de vender a melhor cerveja à caneca. Mariscos, assim como o melhor Vinho Branco da região da afamada adega do Sr. Visconde de Tinalhas
.
30 de Julho
No recinto da Feira Popular.
Foi inaugurado um Pavilhão do Ultramar, feliz iniciativa do Sport Benfica e Castelo Branco, com a presença do Sr.Dr.Alberto Trindade, em representação do Sr. Governador Civil do Distrito; do Dr.José Vasco Mendes de Matos, em representação do Presidente do Município…
.
30 de Julho
Anúncio
Magistério Primário
Os Professores Dr. António Malcata Julião e Dr.ª Maria Engrácia Domingos habilitam candidatos ao exame da admissão às Escolas do Magistério Primário, a partir de 1 de Agosto.
As lições serão dadas numa das salas da Escola do Magistério Particular desta cidade.
.
30 de Julho
Hoje – Tristezas não pagam dívidas, com Franck Sinatra
3ªf – Um hectare de céu, com Rossana Schiaffino e M Mastroiani
5ªf – As surpresas do amor, com Dorian Gray e Walter Chiari
Sab – O invencível capitão Marvel, com Tom Tyler
Dom – Sob duas bandeiras, com Van Hefflin e Charkes Laughton

Sem comentários: