Páginas

23 janeiro 2010

Beira Baixa - 1960 – Agosto

07 de Agosto
Ciclismo
Alves Barbosa ganhou o Prémio Vilar, duríssima prova em que apenas 34 dos 84 ciclistas que a iniciaram conseguiram chegar ao fim do que é considerado o ensaio geral da Volta a Portugal.
Até ao décimo lugar a classificação ficou assim ordenada:
Alves Barbosa (Sangalhos)
Sousa Cardoso (Porto)
3º J.P.Carvalho (Sporting)
Ilídio Rosário (Benfica
5º Manuel Simões (Benfica)
Mário Silva (Porto)
7º Joaquim Carvalho (Académico)
8º Francisco Marinho (Académico)
9º L. Mendes (Ovarense)
10º Manuel Graça (Sporting.
Põe equipas, o F.C.Porto conseguiu arrebatar o primeiro lugar ao Sporting, ficando a classificação assim disposta: Porto, Sporting, Académico, Benfica e Sangalhos
O Prémio da Montanha foi ganho por Artur Coelho e Carlos Carvalho, ambos do Porto, com 50 pontos cada.
.
Uma caricatura de Alves Barbosa, da autoria do José Correia Tavares, ilustra esta notícia do ciclismo nacional.
.
07 de Agosto
Casamento
Na Igreja matriz de Alpalhão, realizou-se no passado dia 31, o casamento da Sr.ª D. Maria do Rosário Pestana Casquilho Ribeiro, filha da Sr.ª D. Maria Luisa Pestana Casquilho Ribeiro e do Sr. Dr. Joaquim Rovisco Ribeiro, com o Sr. Dr. Vicente José Sanches Vaz Pardal, filho da Sr.ª D. Maria Amália Pestana Sanches Vaz Pardal e do Sr. Dr. Ulisses Vaz Pardal.
Foram padrinhos da noiva seus tios, Sr.ª D. Maria da Conceição Pestana Casquilho Caldeira Castelo Branco e Sr. Dr. João Manuel Pestana Casquilho, e do noivo, seus irmãos Sr.ª D. Maria da Graça Sanches Vaz Pardal e Sr. Carlos José Sanches Vaz Pardal.
A cerimónia e a missa de que foi celebrante o Revº Cónego Anacleto Pires da Silva Martins, foi acompanhada a órgão pelo Revº Padre Serafim Ferreira, pároco de Alpalhão.
Após o copo d’água, servido na residência dos pais da noiva, os noivos partiram em viagem de núpcias para o estrangeiro.
Na corbelha viam-se lindíssimas prendas.
Beira Baixa deseja aos noivos, que vêm fixar a sua residência nesta cidade, as melhores venturas.
.
07 de Agosto
Parque da Cidade
Hoje – O amor não se vende, com Sarita Montiel
3ªfeira – Bandidos, com Glenn For e Randolph Scott
5ªfeira - Segredos da noite, com Marina Vladi e Robert Hossein
Sábado – Rapsódia portuguesa, com João Mendes Filipe Solms
.
14 de Agosto
Parque da Cidade
Hoje – A paixão de Afrodite, com Belinda Lee e Jacques Sernas
3ªfeira – Café Colon, com Maria Felix e Pedro Armendariz
5ªfeira – Totó em Paris, com Totó e Sylva Koscina
Sábado – Ilha para dois, com Arturo de Córdova e Yolanda Varela
.
21 de Agosto
Castelo Branco também estará representada nos Jogos Olímpicos
Aproximam-se os Jogos Olímpicos de Roma e Portugal indicou já os seus representantes na XVII Olimpíada.
Reconhecendo a supremacia dos seus adversários os atletas portugueses irão, porém, confiantes de que tudo farão para dignificar o nome da sua Pátria.
Nas Olimpíadas de 1960, Portugal estará representado nas seguintes modalidades:
Atletismo, Ciclismo, Esgrima, Hipismo, Luta, Natação, Pesos e Alteres, Remo, Tiro e Vela.
Como nota de sensação para o povo albicastrense, está o facto de um beirão albicastrense nato, estar incluído no elevado número de atletas portugueses que irão a Roma. Trata-se do esgrimista, Tenente Joaquim Xito (?!) Rodrigues, campeão da modalidade – Sabre.
O Tenente Xito (Chito) Rodrigues que cursou o nosso Liceu até ao 7ºano e presta serviço militar na Escola Prática de Infantaria, em Mafra, disputou já variadíssimas provas da sua modalidade, sempre com os melhores resultados.
Sabemos que o Tenente Xito Rodrigues tudo fará para representar condignamente o nome da sua Pátria para orgulho do povo albicastrense e por esse motivo lhe desejamos os melhores êxitos.
.
21 de Agosto
Homenagem à Sr.ª D. Maria do Carmo Falcão Tarouca
na Estalagem de S. Jorge
Por iniciativa dos Srs. Henrique de Tarouca Lemos e Silva e Laurindo Maria da Cruz, e com a presença de cerca de oitenta pessoas, realizou-se no passado dia 18, na Estalagem de S.Jorge, em Alpedrinha, uma ceia de homenagem à Sr.ª D. Maria do Carmo Borja Falcão Tarouca, esposa do Sr. Etelvino da Cunha Tarouca, proprietários da referida Estalagem, a fim de exteriorizarem a sua muita simpatia pela Sr.ª D. Maria do Carmo Borja Falcão Tarouca, pela forma sempre gentil e simpática, como recebe os numerosos frequentadores da Estalagem de S.Jorge
Aos brindes, usaram da palavra os Srs. Drs. Vasco Mendes de Matos e António Leitão Serra que puseram em evidência os altos dotes da Sr.ª D. Maria do Carmo Borja Falcão Tarouca, que tem em todos os frequentadores habituais da Estalagem de S.Jorge, um amigo e um admirador.
No final foi oferecido à homenageada um lindo ramo de flores,
.
21 de Agosto
Parque da Cidade
Hoje – Quarta-feira de cinzas, com Arturo de Córdova e Maria Felix
3ªfeira – O signo das armas, com Rory Calhourn e Marta Hyer
5ªfeira – Ao ritmo do mambo, com Marika Rokk
Sábado – O justiceiro da floresta, com Don Taylor
.
28 de Agosto
O Dr. Sebastião Morão Correia tomou posse do lugar de Director dos Serviços de Instrução do estado da Índia.
.
O Senhor Secretário-Geral do Ministério do Ultramar deu ontem posse, no seu gabinete, do cargo de Director dos Serviços de Instrução do Estado da Índia, ao Sr. Dr. Sebastião Morão Correia, antigo aluno do Liceu desta cidade e que desempenhou brilhantemente o lugar de Reitor do Liceu de Castelo Branco desde 1953 a 1959 deixando um amigo em todos os alunos e Encarregados de Educação.
.
28 de Agosto
Baptisado
Na Igreja da Sé da nossa Cidade, realizou-se no passado domingo, o baptisado do menino Manuel da Silveira Marçal Grilo, filho do nosso estimado amigo e assinante Sr. Augusto Barbosa Marçal Grilo e da Sr.ª D. Maria Rita Folgado da Silveira Marçal Grilo.
Presidiu à cerimónia o Revº Cónego Anacleto Martins, Vigário da nossa freguesia, tendo apadrinhado o acto o nosso querido amigo e colaborador Sr. Henrique Queiroz-Pinto de Atayde e sua esposa, a Sr.ª D. Isabel Folgado da Silveira Queiroz-Pinto de Atayde.
Finda a cerimónia realizou-se um almoço no Hotel de Turismo a que assistiram numerosos convidados.
.
28 de Agosto
Casamento elegante
Na Capela de Nossa Senhora da Piedade, da Quinta de S.José, em Freiria – Sobral de Monte Agraço – realizou-se, ns maior intimidade, o casamento da Exmª Sr.ª D. Ana Maria do Casal Ribeiro de Carvalho Fernandes Thomaz, filha da Sr.ª D. Margarida Maria do Casal Ribeiro de Carvalho Fernandes Thomaz e do Sr. Manuel Joaquim Montenegro de Moura Coutinho Fernandes Thomaz, com o Sr. Carlos Manuel Vieira de Almeida Vaz de Carvalho, filho da Sr.ª D. Maria Isolina Vieira de Almeida Vaz de Carvalho e do nosso muito estimado amigo, que durante anos desempenhou o cargo de chefe da Redacção deste semanário, Sr. Albertino Álvares Pereira Vaz de Carvalho.
O casamento foi celebrado pelo Revº Padre Henrique Wiborg Pietra Torres, amigo dos noivos, e a missa pelo Revº Padre Dr. José Vaz de Carvalho,S.J., primo do noivo. Mademoiselle Cecille Marcel acompanhou a órgão as cerimónias.
Na corbeilha viam-se lindas prendas.
“Beira Baixa” deseja aos noivos as maiores felicidades,
.
28 de Agosto
Parque da Cidade
Hoje – O último combóio de Gun Hill, com Kirk Douglas e Anthony Quinn
3ªfeira – Noite de gala em Hamburgo, com Marika Rokk
5ªfeira – Pão, Amor e Cadillac, com Sylva Koscina
Sábado – O pequeno pastor, com Joselito

Sem comentários: