Páginas

14 agosto 2009

Uma "madeira" muito valiosa...

Deve ter resultado do "cruzamento experimental" de um jovem rebento de ébano com uma "boa lasca" de Carbono puro...
.
A notícia é do "Público" de ontem.
.
Armada portuguesa desmente terminantemente que alguma vez o Arctic Sea tenha passado por águas sob jurisdição nacional.
.
Uma série de navios russos, incluindo dois submarinos nucleares, juntaram-se ontem a toda uma vasta operação internacional de busca do cargueiro de bandeira maltesa Arctic Sea, que misteriosamente desapareceu há duas semanas ao largo da costa de Brest, na Bretanha francesa.
.

O navio saíra do porto finlandês de Jakobstad, no golfo de Bótnia, com um carregamento de madeira para o porto argelino de Bejaia,
.
A tripulação era constituída por 15 tripulantes russos da cidade de Arcangel, onde a sede da companhia armadora está actualmente ocupada por agentes do Serviço Federal de Segurança (FSB, herdeiro da antiga KGB), que nada dizem sobre o que é que ali estão a fazer.
.

"Segundo ordens do Presidente, Dmitri Medvedev, todos os navios russos que se encontram no Atlântico foram enviados para a busca", anunciou o comandante da Armada, almirante Vladimir Visotski, citado pela agência noticiosa Itar-Tass.
(…) a Autoridade Marítima de Malta disse ter recebido informações de que o cargueiro foi invadido dia 24 de Maio, na zona da ilha sueca de Gotland, por cerca de uma dezena de homens armados e uniformizados, que se apresentaram como polícias.
Estar-se-ia, portanto, perante uma nova forma de pirataria, em plenas águas europeias.
.

Depois da passagem pelo Canal da Mancha, a aparelhagem electrónica que dá a localização dos navios teria sido desligada. Por isso, não se podem confirmar as especulações de que o Arctic Sea poderia ter passado ao largo de Portugal.
.
O cargueiro "não está, nem nunca esteve, em águas sob jurisdição portuguesa", garantiu ontem ao PÚBLICO um porta-voz do Estado-Maior da Armada, desmentindo noticiário de agências que horas antes surgira na imprensa espanhola

13.08.2009,
Jorge Heitor

.
Todos os navios russos que se encontram no Atlântico foram enviados para a busca?!...
Dois submarinos nucleares russos na operação de busca?!...
Carregamento de madeira para o norte de África?!...
Vá lá, amigos... vão brincar prá Disneylândia!...

Sem comentários: