Páginas

08 agosto 2009

Setubalense - 1958 - Outubro

01-10-1958
Notícias Pessoais
Seguiu hoje para a Bélgica, o nosso director adjunto.
Mercê de honroso convite do sr.Antoine Velge, ilustre Presidente do Conselho de Administração da SAPEC, partiu esta tarde, de avião, para a Bélgica,o sr. Guilherme Faria.
.

01-10-1958
Notícias Pessoais
Passa hoje o aniversário natalício do Sr. Capitão Ernesto Carrilho do Rosário.
.

01-10-1958
Militar
O Sr. Coronel Cerqueira Rocha deixa o comando do RI 11, por ter ido frequentar o curso de Altos Estudos Militares. Assumiu o comando o Sr .Tenente Coronel Joaquim Peraltinha.
.

04-10-1958
Notícias Pessoais
Não resistiu à grave colhida e faleceu ontem, com 39 anos, vítima de uma embolia, o conhecido forcado setubalense Manuel do Nascimento.
.

06-10-1958
Casamento
No dia 17 de Setembro realizou-se na Igreja de Santos o Velho, em Lisboa, o enlace matrimonial do Sr. Henrique José Sequeira Cabeçadas, distinto engenheiro chefe da sub-estação de Setúbal da Companhia Nacional de Electricidade... com a Sr.ª D. Maria Helena Gonçalves Valente.
.

06-10-1958
Notícias Pessoais
O Revº Padre José Estrangeiro despediu-se ontem dos seus paroquianos, com os quais esteve durante três anos.
.

08-10-1958
Movimento paroquial
A freguesia de S.Julião vai ter um novo prior, o Revº Padre Fernando da Silva Martins.
Nasceu nas Sarzedas, no distrito de Castelo Branco, a 1 de Fevereiro de 1924. Ordenou-se sacerdote em 6 de Junho de 1947 (deve ser 6 de Julho...), na Sé de Lisboa, tendo sido nomeado, logo após, director espiritual do Seminário de Santarém e, ultimamente, paroquiava a freguesia de Vaqueiros no mesmo distrito...
A sua posse realiza-se no próximo domingo, dando entrada solene na Igreja de S.Julião, pelas 11h 30m. Também por motivos da sua nomeação para Tomar, o Revº Padre David Paixão, prior da freguesia de Nª Srª da Anunciada, irá ser substituído neste cargo pelo Revº Padre António Baltazar Faria. Este sacerdote que nasceu em S.Domingos de Camões - Torres Vedras – no dia 4 de Outubro de 1922, foi ordenado na mesma data do seu colega e novo pároco de S.Julião e já pastoreou as freguesias do Seixal, Arrentela e Paio Pires. A posse realiza-se no domingo, 19 do corrente.

.
11-10-1958
Notícias Pessoais
O sr. Eng. António Rodrigues Adragão vai ser nomeado o novo Sub Delegado da Mocidade Portuguesa.
.

11-10-1958
Morreu o Bispo de Roma
Sua Santidade o Papa Pio XII, cardeal Eugénio Paccelli, morre em Roma.
.

20-10-1958
Liceu
A abertura solene das aulas no Liceu Nacional de Setúbal r
ealizou-se no dia 15 de Outubro.
Assumiu a presidência da sessão, efectuada na pretérita 4ªfeira, no ginásio do Liceu, o sr. Major Magalhães Mexia, presidente do município setubalense, que tinha a seu lado o sr. Capitão Jacinto Frade e a srª.D.Ausenda Caetano Pereira, professora e Sub-Delegada da MPF.
O sr. Dr. Mendonça e Costa agradeceu a presença das entidades e teceu várias considerações sobre o acto que estava a decorrer. Seguidamente fez a apresentação do conferente, sr. Dr. José Belchior Júnior que proferiu uma brilhante oração versando especialmente o problema educacional.
Procedeu-se, depois, à distribuição de prémios, pela seguinte ordem:
Luís Filipe Lemos Ferreira - Prémio Bocage (500,00) aluno mais classificado no 2º ciclo - 15 valores
Maria Fernanda Guerreiro Basso - Prémio Sociedade dos Amigos do Liceu (300,00) aluna mais classificada no 1º ciclo - 16 valores
Maria Conceição Oliveira e Cunha - Prémio Sociedade dos Amigos do Liceu (300,00) aluna mais classificada em História no 7º ano - 20 valores
Outros prémios:
Luís Filipe Lemos Ferreira - Prémio Rotary
Maria Conceição Oliveira e Cunha - Prémio Sapec

Maria Sofia Camarada Domingues - Prémio Grémio do Comércio
José Manuel Cardoso Ferreira - Prémio Grémio do Comércio
Maria Fernanda Guerreiro Basso - Prémio Grémio do Comércio
Eduardo Meneses Patrício Correia - Prémio Grémio do Comércio
.

20-10-1958
Casamento
Em Lisboa, na paroquial Igreja de Arroios, realizou-se, na 3ª feira, o casamento do Sr.Vitor Fernando Sequeira Cabeçadas... com a SrªD. Maria Teresa Correia Gonçalves Manique.
.

22-10-1958
Notícias Pessoais
A homenagem ao capitão Ernesto Carrilho do Rosário constituiu expressivo reconhecimento da sua múltipla e eficiente actividade social. Elogiaram o homenageado os srs. Mário Ascenção Ledo, Cor. Belarmino de Vasconcelos, comandante do Regimento de Artilharia, Dr. Mendonça e Costa, Dr.João Cavalheiro, Cap. Sirgado Maia... e Domingos Roque.
.

25-10-1958
Notícias Pessoais
Cap. Ernesto Carrilho do Rosário
Por ter sido extinta a Bataria Aérea de Mormugão ficou sem efeito a nomeação do sr. Capitão Ernesto Carrilho do Rosário que, conforme noticiamos, deveria partir brevemente para a Índia, como expedicionário. Deste modo, foi mandado regressar à bataria do Outão, da qual continua a ser o respectivo comandante.
.

27-10-1958
Notícias Pessoais
Agradecimento
Tendo concluído com aproveitamento os exames do 7ºano f) e de aptidão à Faculdade de Ciências quer tornar público o seu reconhecimento ao Director e Corpo Docente do Externato Frei Agostinho da Cruz e, em especial, ao sr. Dr. Raúl de Carvalho, mestre dedicado e conselheiro Amigo pelos ensinamentos proveitosos e sã camaradagem no decurso de seis anos de estudo.
Custódia do Nascimento Santos Romão
.

29-10-1958
Igreja
Foi eleito Papa, o Cardeal Angello Roncalli que adoptou o nome pontifício de João XXIII.
.

29-10-1958
Casamento
Na Igreja de S.João de Deus, em Lisboa, consorciaram-se a srª Drª Maria Teresa Tavares Rebelo... com o Sr.Dr. Eduardo Batalho do Soveral Rodrigues.
.

31-10-1958
Notícias Pessoais
Vice-Cônsul da Dinamarca
O sr.José Leão Estrela foi nomeado Vice-Cônsul da Dinamarca, por portaria inserta no Diário do Governo.

Sem comentários: