Páginas

15 agosto 2009

Rijks Museum Amesterdão

A Dança do Ovo
Pieter Aertsz
1509-1575



A Dança do Ovo
.
Como na obra de Abraham Boemaert, a influência do maneirismo é claramente visível na arte de Pieter Aertsz. A Dança do Ovo é de importância fundamental na história da pintura dos Países Baixos do século XVI, visto que constitui uma representação de factos da vida quotidiana numa época em que grande parte dos pintores colhiam os seus temas na Bíblia ou na mitologia da Antiguidade. Pieter Aertsz poderia ser definido como o correspondente nórdico do flamengo Pieter Brueghel: não obstante a diversidade de estilo, os dois pintores manifestam uma certa afinidade na escolha dos temas.
Neste quadro podemos admirar uma cena muito alegre, no interior de uma casa rústica. Um jovem camponês dança sem socos, enquanto os outros observam a sua exibição ou se divertem por conta própria, como o rapaz, em primeiro plano que ergue o canjirão cantando com toda a força. A atitude desta última figura testemunha melhor que todo o resto as tendências maneiristas da pintura de Pieter Aertsz: aqueles movimentos estudados e quase coreográficos não se adequam ao ambiente; encontramo-nos perante atitudes mais próprias de uma jovem divindade numa cena mitológica do que de um camponês em festa.
As cores do quadro são vivas e a precisão descritiva é prova do particular talento do autor da matéria. As numerosas cenas de cozinha por ele pintadas confirmam as suas preferências pelas naturezas-mortas. Mesmo na sua obra mais notável encontramos esplêndidos fragmentos de natureza-morta.
.
Cfr. Marco Valsecchi
In “Grandes Museus do Mundo
Ed.Verbo – Setembro/1973

Sem comentários: