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13 setembro 2008

Os prémios estão de volta...

No Editorial do “Público” de hoje, a que deu o título de “O mérito na escola e o demérito da encenação”, Manuel de Carvalho escreve sobre os Prémios Escolares recentemente criados e atribuídos.
O texto, que merece uma leitura, diz em alguns dos seus passos:
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"… mas a entrega de prémios aos melhores alunos dispensa a feira de vaidades montada pelo Governo."

"… vale a pena questionar é se o espectáculo que o Governo montou para distribuir os prémios está de acordo com o espírito que justifica a sua existência ou se, pelo contrário, o subverte."


"… os prémios concedidos aos melhores alunos limitam-se a transportar para as escolas um modelo de emulação que já existe nas empresas e instituições privadas e que, a curto prazo, passará também a vingar nas várias camadas do funcionalismo público."

"…aqui, em vez de promoções ou de prémios de desempenho, há um cheque para o vencedor absoluto, quadros de honra para alunos que se destacaram pelas mais variadas razões ou quadros de excelência para os que obtiveram melhores notas."

"…Não havendo razões de fundo para se censurar o princípio, vale a pena questionar o método como o Governo o aplicou no terreno, com 23 ministros e secretários de Estado a distribuírem cheques a eito pelas escolas."

"…se é bom distinguir os melhores, essa distinção não se deve assemelhar a uma entrega de Óscares que justifica até a presença de tantas e tão altas figuras da governação."

e termina assim:

"… a entrega de prémios aos melhores alunos dispensa a feira de vaidades montada pelo Governo. Num país viciado na mediocridade, é bom que se enalteça o mérito, mas, ao fazê-lo com tantos ministros, jornalistas e televisões, corre-se o risco de se perder o seu poder de exemplo para se entrar numa gala de celebridades onde se cava um fosso entre vencedores e vencidos.

Que haja prémios, quadros de honra e de excelência, que se leve os alunos a perceber que o trabalho, a dedicação e o esforço são reconhecidos é uma coisa; que se faça com o seu sucesso uma encenação triunfal é um erro crasso, que se pode reflectir nas estatísticas do insucesso. Que é, afinal, o problema mais grave da educação no país."

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