Páginas

03 setembro 2008

Museu do Prado

Marinus Reymerswaele
1490 - 1567
O Usurário e sua Mulher
.
O Usurário e Sua Mulher
.
"Marinus é um dos mais ilustres representantes da Escola de Antuérpia do século XVI. Assimilou tão perfeitamente as melhores qualidades de Quentin Massys que as suas obras revelam uma personalidade vincadíssima; e de Massys retomou o tema do usurário, atribuindo-lhe, porém, um maior valor anedótico.
Nesta tábua, o desenho atinge um virtuosismo tal que parece quase prodigioso. A expressão dos conjuges, de atenção friamente concentrada nas moedas de ouro e mãos aduncas, encurvadas em garra, na ânsia de posse, constitui um pormenor de grande efeito. Os fatos e os móveis que rodeiam os banqueiros, ou usurários, revestem-se de sumo interesse documental.
A obra é datada de 1539. Uma outra, quase idêntica, pertencente também ao Prado, mas exposta actualmente no Escorial (Outubro de 1973), é datada do ano anterior.
Em Marinus a cor é um complemento do desenho, que parece miniaturizado num segundo tempo; a forma e o desenho dominam, assim, nos seus trabalhos com força muito maior do que em Van Eyck ou Memling.
A obra chegou ao Prado em 1934, por legado do Duque de Tarifa."
.
Cfr. Marco Valsecchi
In “Grandes Museus do Mundo
Ed.Verbo – Novembro/1973

Sem comentários: