Páginas

20 julho 2008

Os Ocaña Esteves

Refugiados da Guerra Civil espanhola, viveram com os pais em Castelo Branco a partir de 1936 e por ali se mantiveram alguns anos, provavelmente até ao fim da 2ªGuerra Mundial.
Estudaram na nossa cidade e começaram pelo Jardim Escola...
Se bem me recordo o "espanhol" era mais velho do que a irmã Cláudia e esta, um ano ou dois, mais velha do que eu.
Como resposta ao meu "apontamento" sobre o 100º Aniversário da D.Maria Amália, recebi hoje uma mensagem do António Ocaña com quem tinha estado em Maio, por altura da Romagem de Saudade dos Antigos Alunos do Liceu de Catelo Branco, onde ele também esteve presente.
Se bem recordo, o Ocaña vive há muitos anos em França mas vem com alguma frequência a esta "sua terra natal"... por adopção.
.
Dizia assim a mensagem que li hoje:
"Caro amigo João,
Eu também estarei no jantar aniversário dos 100 anos de nossa querida Professor Dona Maria Amalia e espero poder falar juntos um certo tempo e também com o Olimpio.
Fui aluno do Jardim Escola de 1936 a 39, com o n° 44, o Tò Lopes Dias n° 1 e o RevºPe. Victor Feitor Pinto n° 2.
No nosso antigo Festival Internacional da Caricatura de 1999, tivemos como Presidente de Honra o amigo Georges Wolinsky,vou aproveitar a ocasião e levo o catàlogo daquela edição.
A minha irmã Claudia envia cumprimentos.
Um forte abraço e até dia 8.

A. OCAÑA."
.
Cá o esperamos e seria uma ideia maravilhosa se a irmã pudesse acompanhá-lo.
Não a vejo há... 63 anos!! Mas a ideia que dela tenho corresponde à Fotografia única que tenho da Cláudia, com a data de 1946... Já ela tinha regressado a Almeria

Cláudia Ocaña Esteves
.
No verso desta fotografia, que ela fez chegar às mãos da minhã Mãe, antes do Natal de 1946, podemos ler o seguinte:

"Como prova de muita estima e cariño à minha boa mestra."
Cláudia Ocaña Esteves - Dia 24-11-946 - Almeria
.
Durante umas férias, a Cláudia aprendeu "Corte e Costura" com a minha Mãe e daí a ideia de lhe enviar uma fotografia com esta bonita dedicatória a qual veio parar às nossas mãos quando a minha Mãe se despediu de nós...
.
Gostava muito de a ver de novo...

Sem comentários: