Páginas

19 julho 2008

D. Maria Amália - 100 Anos!...

No próximo dia 8 de Agosto, a minha primeira professora, Srª D. Maria Amália Fevereiro, vai fazer 100 anos! Deus a guarde...
.
Resolveu passar esse dia memorável em Castelo Branco, na companhia de muitos dos seus antigos alunos no Jardim Escola João de Deus.
.
Quem poderá faltar a um aniversário destes?!!!... Eu não vou deixar de estar presente neste momento tão saudoso e irrepetível. E comigo sei que vão estar em Castelo Branco muitos dos seus antigos alunos.

A D.Maria Amália, lá atrás, ladeada pela Isaura e pela Jeta.
Estávamos em Abril de 1942…

A D.Maria Luisa Vaz Pinto e a D.Cremilde fecham a fila dos mais velhinhos (3ªclasse?)
onde figuram, da esquerda para a direita, a Maria Filomena Marques Vicente, o jjmatos, a Maria José Salavessa, o João Maria Serejo Goulão, a Fátima Feytor Pinto, o Luis Salvado, a Isaura, a Julieta Chamiço Heitor, a Maria da Conceição Faria, o Carlos Augusto Guerreiro Góis, a Maria Júlia Torres Peixoto e o Leonardo Nogueira Cardoso (o único que já nos deixou).

.
Pelas outras filas podemos reconhecer muita gente nova que dignificou aquela escola:
A Menicha Paiva Morão, a Maria da Piedade Lencastre, a Maria Angélica (Gica) Salazar Antunes, a Maria José Folgado Pereira, o José Eduardo Paiva Morão, o Pedro Feytor Pinto, a Lurdinhas Ferreira (quando havia procissões ela, vestida de anjinho, era o meu par...), o Tó Caio, o João José Marques Vicente, a Maria Carolina Morão, o Cartaxinho, o José Correia Tavares e o José Moura Nunes da Cruz... entre outros.
.
Por esta altura, a D.Maria Amália Fevereiro vivia na rua do Relógio com os pais e uma irmã, num prédio que ainda se mantem com o mesmo aspecto de então... Creio que sempre ali morou.

A casa da D.Maria Amália

.
Em 20 de Junho de 1981, foi-lhe prestada, em Castelo Branco,uma homenagem no Jardim Escola que ali reuniu alguns dos seus mais antigos alunos. Ia fazer 73 anos! Provavelmente ter-se ia aposentado por essa altura...

A D.Maria Amália faz as "despesas da conversa" com o meu irmão Olímpio tendo ao lado os saudosos João Pulga e o Jorge Calrão todos eles do 1ºCurso do Jardim Escola
.
Com o António Lopes Dias, a Maria Emília Faria e o Pe.Vitor Feytor Pinto
também eles da primeira fornada de alunos daquela instituição
.

O Presidente da Câmara de Castelo Branco, dr.César Vila Franca,
entrega a medalha da cidade à nossa Professora
.

Na primeira fila muitas caras conhecidas rodeiam a D.Maria Amália: a Maria Celeste Capelo, a Maria Luisa Andrade Lopes, a Maria de Fátima Feytor Pinto e a Maria Emília Faria de Sousa estão ali presentes.

Lá para trás, estão entre outros, o Zeca Nunes da Cruz, o Tó Lopes Dias, o João Pedro Pelejão Marques, o João Pulga, o Olímpio, o poeta José Correia Tavares, o Vitor Feytor Pinto e o Vicente José Sanches Vaz Pardal.

2 comentários:

AB disse...

Como tenho saudades da minha passagem por este Jardim-escola. Ainda me recordo de tantas coisas...nunca esqueci o grande livro que era a cartilha maternal, da Sr Dª Mª Amália a tocar piano, dos bibes que ficavam uns em cima dos outros e formavam um enorme volume, das brincadeiras, dos almoços, das minhas descobertas em redor do edifício,...
Obrigada por estas fotos e por me ter ajudado a ficar mais perto deste recanto da minha infância.
Atenciosamente,
Aida Beirão

Whisky Osoda disse...

As saudades são imensas, da instituição e dessa grande Senhora.

Será que alguém tem a letra do hino - que todos cantávamos e a D. Maria Amália acompanhava num orgão a pedais?

A música tenho eu, na cabeça... Da letra, só me lembro do refrão:

"Por isso gostamos dela
e nos pomos a dizer:
a nossa escola é tão bela
que até dá gosto aprender."

Cristiano Semedo Barata