Páginas

29 fevereiro 2008

Dr.José Lopes Dias

O Dr. José Lopes Dias faria hoje 108 anos.
Fixei esta data quando era rapaz novo
porque achava curioso que houvesse pessoas
que só faziam anos de 4 em 4 anos...
É claro que faziam quatro de cada vez!...
.
O Dr. José Lopes Dias foi um figura importante no cenário médico e político naquela época, em Castelo Branco. Ele foi o inquilino anterior da casa onde vivi em Castelo Branco entre 1945 e 1960, e na qual foi descerrada uma Lápide, numa cerimónia comemorativa levada a efeito na Romagem de Saudade realizada em Junho de 1999.

O Dr.José Lopes Dias numa cerimónia oficial nos anos 50
(foto de José Pedro Barata)
.
Médico de renome na minha cidade, o Dr.Lopes Dias criou em Castelo Branco, em 1948, a Escola de Enfermagem à qual, anos mais tarde, foi dado o seu nome.

Entre o Dr.Manuel Lopes Louro (?) e o Dr.Oliveira Filho (pai do Luis Nuno e do Mário Ferraz de Oliveira), o Dr. Lopes Dias surge aqui com as finalistas do Curso de Enfermagem de Castelo Branco, no ano lectivo de 1957/58.

Nota:
Fiquei muito surpreendido quando, na pesquisa que há dias fiz sobre este médico ilustre, ter constatado que, oficialmente, ele tinha nascido em 5 de Maio de 1900… Parece ser a derrocada de uma ideia que tenho comigo desde miúdo...
Será que em 1 de Março de 1900 já havia uma penalização sobre os atrasos nos registos de nascimento, na Conservatória de Idanha-a-Nova?!...

3 comentários:

Anónimo disse...

Boa noite!Descobri recentemente o seu blogue e foi com curiosidade que descobri esta foto que desconhecia do meu avô paterno (dr.António Oliveira Filho).Seria possível obter a mesma com maior definição?
Já agora , o meu nome é Mário Alexandre Ferraz de Oliveira e como se depreende sou filho do Mário e sobrinho do Luís Nuno.
Cumprimentos
Mário Oliveira (malexferraz@sapo.pt)

Anónimo disse...

Curiosidade: Os meus irmãos e eu temos uma casa e propriedade do lado de um pequeno olival dos Lopes Dias. O meu finado pai sempre falava muito respeitosamente do Dr. José Lopes Dias...

Unknown disse...

Ola boa tarde
pediram-me um trabalho acerca do Dr Lopes dias
pode por favor facultar-me a informação que tiver acerca dele- imagens e textos alusivos.
bem-haja
jose s. teixeira