Páginas

11 fevereiro 2008

Beira Baixa - Notícias de 1955 - Abril/Maio

9 de Abril
Grémio da Lavoura de Castelo Branco
Tomou posse a nova administração do Grémio da Louvoura de Castelo Branco constituída pelos Srs. Dr.Luis Laia Nogueira ( Presidente ), José de Paiva Morão ( Secretário ) e Dr.Adriano Godinho de Carvalho Guerreiro ( Tesoureiro ).
.
9 de Abril
Grande Circo Royal
Há uma semana que está nesta cidade, instalado no Largo de S.João, o Grande Circo Royal que, a avaliar pelas numerosas enchentes que tem registado -- que se contam pelo número de espectáculos realizados -- mercê dos excelentes números que constituem o seu programa, pode afirmar-se ser uma das melhores, se não a melhor companhia de circo que percorre o paíz. Estará entre nós apenas hoje e amanhã, seguindo depois para a Covilhã.
.
16 de Abril
Pró Arte
XVII Concerto
Georgina Villas Boas ( Harpa )
Maria Emília Ágoas ( Piano )
Depois do concertlo da distinta pianista Dinorah Elvas Leitão, Castelo Branco vai finalmente ter a oportunidade de apreciar um concerto de harpa e piano.
A Delegação da nossa cidade não se poupando a esforços tem assim a honra de apresentar um magnífico programa a cargo das distintas artistas Georgina Villas Boas ( harpa ) e Maria Emília Ágoas ( piano ), no próximo dia 21 de Abril, pelas 21h 30m, na Biblioteca Municipal.
.
23 de Abril
Romagem e Romeiros da Saudade
O Eng. Borges de Almeida cita Andrés de Maurois, in "Un Art de Vivre"
Le vrai mal de la veillesse n'est pas l' affaiblement du corps, c'est l' indifference de l'ame. Vieillir n' est pas qu' une mauvaise habitude; l' homme occupé n' a pas le temps de la prendre.
La retraite tue certains hommes; ce sont ceux qui n' ont pas su s' y occuper. Aprés avoir donné son temps aux affaires, le sage ne le donne plus qu' a lui-meme et à sa propre culture."

No artigo, o Eng. Borges de Almeida incita à organização da próxima Romagem de Saudade, a segunda.
.
23 de Abril
Casamento elegante
Na Capelinha das Aparições, na Cova da Iria (Fátima), uniram-se pelos sagrados laços do matrimónio no passado dia 16, a srª D.Maria Ercília Proença de Almeida, gentil e prendada filha da srª D.Maria do Rosário Proença de Almeida e do sr. Aires Lopes de Almeida (já falecido) com o sr. Amado Ramos Estriga, industrial, filho da srª D. Joaquina Ramos Estriga e do nosso prezado assinante Amado Simões Estriga sócio e um dos gerentes da conceituada e importante firma desta cidade Auto Mecânica da Beira, Ldª.
Paraninfaram o acto, por parte da noiva, seus irmãos srª D.Maria Teresa Proença de Almeida e o sr. José Fernando Proença de Almeida e por parte de noivo, a srª D.Maria Lopes dos Santos Pio e o nosso prezado amigo sr. Domingos dos Santos Pio, também sócio gerente da firma atrás citada.
Foi celebrada missa pelo Revº P.Jorge (pároco de Castelo Branco) e a cerimónia do casamento foi celebrada pelo Revº P .Fernando Saraiva, primo da noiva, que proferiu uma brilhante alocução.
.
23 de Abril
Aniversário
José Vicente Valente celebrou os 70 anos no dia 18 do corrente.
.
30 de Abril 930
Casamento elegante
No passado dia 13, no Santuário de Fátima, sendo celebrante o Revº Padre Manuel Jorge, vigário dos Escalos de Baixo, realizou-se o casamento da srª D.Maria Cesaltina Galião Ramos Proença, filha da srª D.Irene Cardotte Galião Proença e do sr. Dr. António Ramos Proença, distinto médico nesta cidade, com o sr. José António Moreira Cambeiro, de Coimbra.
.
30 de Abril
Limpesa da Cidade
A Câmara Municipal informa que a limpesa da cidade de Castelo Branco passa a fazer-se da meia noite às sete da manhã. Devem, portanto, todos os moradores depositar os recipientes do lixo doméstico às suas portas, das 23 às 24 horas, retirando-os, o mais tardar, às 8 horas do dia seguinte.
.
7 de Maio
Bordados de Castelo Branco
Gonçalo Meyreles anuncia uma exposição na cidade do Porto, no Salão Silva Porto, inaugurada pelo sr. Dr.Jaime Lopes Dias, em representação do Chefe do Distrito e com a assistência de diversas entidades civis e militares. A exposição encerra hoje
.
7 de Maio
Justa Homenagem ao sr.Dr.José Lopes Dias
Celebrou o seu 25ºaniversário, no dia 3 de Maio, o Dispensário de Puericultura Dr.Alfredo Mota, e alguns Amigos da simpática instituição quiseram solenizar a data com justa homenagem ao seu fundador, o sr.Dr. José Lopes Dias, inaugurando numa das salas um medalhão em bronze com o seu busto, medalhão este que foi descerrado pela menina Maria Bárbara Proença Abrunhosa.
.
14 de Maio
Pró Arte
O Corpo de Bailado de Margarida Abreu apresenta-se hoje no Cine Teatro Avenida, num espectáculo inédito de colaboração com a Pró Arte.
Nele se dançarão obras de Schumann, Chopin, Debussy, Chabrier, além de Ivo Cruz.
Temos assim para o bailado de abertura --- "Impressões Românticas" --- a fantasia "Pappillons" de Schumann;
para a "Folha de Álbum", de recorte humorístico, a difícil "Bournée Fantastique", de Chabrier; e, além destas, a da "Pastoral" de Ivo Cruz, o célebre "Claire de lune" de Debussy, pretexto para uma inspirada coreografia em que brilham Luna Andermatt e Bento José da Câmara.
Colabora neste espectáculo, a título excepcional, um dos nossos primeiros nomes de bailarinos --- Fernando Lima --- que interpreta dois altos momentos da noite --- o "Pas de deux" das "Silfides", na coreografia clássica de Fokine e o bailado moderno, criado por Margarida de Abreu para a última temporada do Círculo, em S.Carlos, o discutido "Ab initio", impressionante coreografia de dramático acento, sobre música de Chopin.
O elenco é constituido, para além dos três bailarinos citados, por Isabel Affonseca, Elsa Mastbaum, Inês Palma, Luisa Baldac, Pedro Marcos, Albino Morais, Diogo António e Carlos Alberto
.
14 de Maio
Orlando --- Mercearias Finas
Comunica aos Amigos e ao Público em geral que abriu, no dia 4, a sua sucursal na Avenida 28 de Maio.
.
28 de Maio
Almoço de confraternização monárquica
Comemorando o V aniversário de "O Debate", realiza-se no próximo dia 10 de Junho, um almoço de confraternização que este ano tem lugar em Castelo Branco, no Hotel de Turismo.Recebem inscrições para este almoço os srs. Dr.Alberto Figueiredo Franco Falcão, Dr.Ulisses Pardal, Albertino Vaz de Carvalho, Francisco de Sousa Tavares de Sampaio, Dr.João Goulão, Dr.Ribeiro do Amaral e José Portela Feijão

Sem comentários: