Páginas

27 junho 2007

Pilote

Le journal qui s'amuse a reflechir.

Tenho em meu poder um "Receuil du journal Pilote" que contem alguns exemplares desta revista françesa de humor... diversificado!

Capa do Recueil du Journal Pilote nº66

.Neste volume inserem-se os nº698 a 707, respectivamente com as datas de saída de 22 de Março de 1973 a 24 de Maio do mesmo ano.

Capa da revista Pilote nº698, de 22.03.1973.

Desenho, levemente truncado, que ocupa as páginas centrais
deste número da revista e cuja autoria é de Florenci Clavé.


.É um exemplo típico de um humor "azedo, frio e sem preconceitos" que caracterizava a revista "Pilote" e que mexia com as convicções de muito boa gente que não admitia, então como agora, que se pudesse brincar com as coisas sagradas.

.
O "Pilote" nasceu em França como revista semanal em 1959, tendo o nº0 (Zero) surgido em 1 de Junho.
Mais tarde, a partir de 1974, começou a publicar-se mensalmente até 1986.
Os Franceses adoravam esta revista... e os belgas tinham também uma edição própria.
.
Sem grandes interrupções, ia chegando também a Portugal... quer em números isolados, semanalmente, com algum atraso relativamente à saída em França, quer em compilações ("Recueils") de capa cartonada que incluiam dez números de cada vez.
.
Por esta altura, em Portugal, publicava-se semanalmente com saída aos sábados, a revista "tintin" cujo nº44, do 5ºano de publicação, saíu no dia 24 de Março de 1973... dois dias depois da data do "Pilote" cuja capa reproduzimos atrás.

5ºAno(1973) - nº44 - 24.03.1973

.Neste número do "tintin" podem ver-se "histórias" do Taka Takata, de Black e Mortimer com "As três fórmulas do Professor Sato", do Bruno Brazil com "A cidade petrificada", do Luc Orient com "O segredo das sete luzes", Vincent Larcher com "Jogos olímpicos de 2004", do Lucky Luke com a "Mamã Dalton", de Bernard Prince em "A fornalha dos condenados"e do Asterix "Entre os helvécios"e do Tintin em "O lótus azul", entre outros.

A revista francesa, saída na mesma semana, continha episódios de "Asterix en Corse", do "Le Grand Duc" de Lucky Luke, e algumas outras histórias que nunca tiveram grande saída em Portugal, como "Un Zest de Cauchemar" - um dossier sobre discos voadores...
.

Isto passou-se... há 34 anos!...

Sem comentários: