Páginas

22 junho 2007

Numa excursão de finalistas

Em 30 de Março de 1969, assistimos em Madrid, à representação de duas pequenas peças de Teatro Lírico, na temporada oficial do Teatro da Zarzuela.

O "programa" está um pouco "coçado"... mas está legível

.

"La Revoltosa" e "Bohemios" são dois clássicos da zarzuela.

A primeira é um sainete lírico em um acto com música de Roberti Chapí, da autoria de josé López Silva e Carlos Fernández Shaw.
Foi estreada no Teatro Apolo de Madrid, em 25 de Novembro de 1897.

.

A segunda é uma zarzuela cómica em um acto e três quadros, com música de Amadeo Vives e da autoria de Guillermo Perrin e Miguel Palácios .

Foi estreada no Teatro da Zarzuela de Madrid, em 24 de Março de 1904.

. Ainda tenho o bilhete!...

... e esta? ein...

.Há poucos meses, eram ainda representadas, ambas, neste mesmo Teatro da Zarzuela de que nos recordámos desta vez...

.Creio que todos os professores que acompanharam estes finalistas na sua viagem de Final de Curso assistiram a este espectáculo inesquecível. A DrªMaria Joana Meira, a DrªFernanda Calado e o marido Dr.Joaquim Calado foram meus companheiros naquela noite, numa rua escusa de Madrid... mas onde cabe aquele belo Teatro da Zarzuela.
Muitos dos alunos e alunas estiveram também presentes...
.
Não fui professor deste 7ºano.
Embora alguns destes finalistas tenham sido meus alunos em anos anteriores, não fui capaz de os identificar todos. Espero que desculpem… e me forneçam algumas pistas para completar este trabalho!


Foto obtida num claustro do Mosteiro de S.Lourenço do Escorial

Aí vão os nomes daqueles que identifiquei:
Delfim Esteves Lopes(?) , Maria Adelaide Silva Duarte
, Helder Veríssimo(?), Tomé, Liliana Belchior, a Maria das Mercês Araújo, o Licinio Camões, a Manuela Paulino, Domingos Ismael da Cruz, a Amélia Apolinário Lopes e a Manuela Fonseca lá no alto.
A “gente crescida” está lá no meio: a Drª.Joana Meira e o casal jjmatos.

...Hei-de voltar um dia destes a este passeio que tem várias memórias! Mas deixo já duas fotografias para irem abrindo o apetite...

Foto tirada no Caia, vendo-se em primeiro plano a Maria da Mercês Araújo Teixeira, o Titó Ferreira, o Carlos Roque e o Helder(?); em segundo plano o Carlos Moniz e, lá mais ao fundo o Alves.

Já em Madrid, no lago do Parque do Retiro, há quem se esforce e quem desfrute...

No primeiro caso, a Isabel Margarida Macieira e um colega que não identifico. No segundo caso, o António Ferreira, ao fundo, e a Maria Helena Pacheco Ovelha com a Maria das Marcês Araújo em primeiro plano.

.Foi também nesta altura que a Simone de Oliveira repartiu o prémio da Canção, no festival que decorreu no Teatro Real de Madrid, ali próximo do nosso Hotel, com a canção "Desfolhada", do Ari dos Santos. Sim!... Aquela que dizia que "Quem faz um filho, fá-lo por gosto..." Mas que "ganda escandalêra", meu Deus!

Sem comentários: