Páginas

07 junho 2007

Onde estão os mortos do Holocausto?

Este é o título de um artigo que li ontem no meu jornal, onde se diz que "Dois milhões de pessoas foram incineradas nos fornos nazis - as outras quatro milhões foram enterradas em valas comuns. Há agora um projecto para descobrir estes desaparecidos... através do DNA".
.
Deve haver alguma finalidade neste projecto... talvez para manter vivo o ódio!
.
"Seis milhões de europeus foram deliberadamente mortos pelos nazis, durante a II Guerra Mundial. O objectivo declarado do regime nacional-socialista de Adolf Hitler era fazer desaparrecr da face da Terra os judeus, erradicar todo o seu património cultural e genético.
Não seria fabuloso que fosse possível recuperar grande parte desse DNA perdido no Holocausto? "
Esta é a pergunta que subsiste no artigo que Clara Barata nos deixou para meditarmos... "O Holocausto não está perdido"!
.
Confesso que me pertuba tudo o que se relaciona com este tema! Principalmente com aquilo que eu próprio vi no Campo de Morte, em Dachau, próximo de Munique.
.
Visitei em Setembro de 1987 o Campo de concentração de Dachau, agora transformado num Museu de Triste e Horrenda Recordação.

O Corpo Central dos Serviços, agora transformado em Museu, tem à sua frente uma escultura impressionante que faz lembrar uma amálgama de esqueletos humanos retorcidos...

E do que vi, ficou-me para sempre na memória uma frase, gravada na pedra de uma imensa lápide que dizia: "Nunca mais", em quatro línguas diferentes


Dachau, em 29.Set.1987

No vasto Campo, permanece apenas um único bloco de barracas de madeira, dos iniciais trinta e quatro existentes no final de 1945. O corpo central do edifício principal, foi transformado num Museu que tem por base fotografias obtidas na altura da Guerra. No lado oposto, ao fundo do campo, há uma Capela curiosa! Devia ter sido erguida posteriormente...

Dachau - A Capela do Campo da Morte

.

Horrível!!... Horrivel... foi a visão das câmaras de gás e dos fornos crematórios! Passa-se uma vez e jura-se que "Nunca mais..."

Os fornos crematórios, contíguos às Câmaras de Gás

Estive ali, no mesmo sítio onde milhares de judeus foram exterminados... Num pequeno espaço ajardinado, meio encoberto, à saída dos fornos crematórios, está agora erguido um pequeno monumento dedicado ao "Judeu desconhecido".

Monumento ao Judeu desconhecido!

Quando terminei aquela visita, com o coração apertado e uma angústia indizível, repeti vezes sem conta:

Plus Jamais! Never Again! Nie Wieder!

"Não voltarei aqui!..."

Sem comentários: