Páginas

23 novembro 2019

O "post" de hoje é dedicado...

... ao João Frey Roy, um Amigo daqueles tempos que, felizmente "ainda por cá anda", e ainda cheio de vitalidade
.
Estamos em Outubro de 1950, no Liceu de Nun'Álvares, em Castelo Branco.
O João Ferreira da Silva, por todos conhecido por Frey Roy, tinha um tio (?) na Argentina, ao qual teria pedido uma "pequena ajuda"... Que lhe oferecesse um equipamento de Futebol, igual àquele que usavam os jogadores do "Old Boys" uma equipa maravilhosa que imperava na Argentina, por aquela altura.
E o tio foi na conversa... 
Embora só tivesse oferecido as camisolas nem por isso deixámos de inaugurar aquele equipamento.
E é uma pena que a foto não seja colorida para pôr em destaque a faixa "amarelo dourado" sobre um fundo azul...
.
Aqui deixo a "famosa" linha avançada do "Young Boys", numa foto tirada no dia 15 de Outubro de 1950
.
O "quinteto avançado" do Young Boys,
com jjmatos, António dos Santos Tavares, José Amaral Branco dos Santos, Armindo Marques Taborda e Tó Zé Pires Antunes.
.
O tio que tinha no Brasil "foi no chorinho" do Frey Roy e enviou-lhe 11 camisolas bonitas, azuis com uma faixa amarela (as cores que, 24 anos mais tarde, o CDS escolheu como suas…). Quanto a calções… o tio do Frey Roy fechou-se em copas.
Um dos campos em que treinávamos tinha lá pelo meio alguns "afloramentos graníticos"... mas, mesmo assim a gente jogava! 
No entanto, lembro-me de termos chegado a jogar no Campo do Vale do Romeiro que é ainda o campo oficial onde joga, actualmente, o Sport Benfica e Castelo Branco.
.
Frey Roy era o "nome de guerra" por que era conhecido em toda a parte, o nosso colega João Alberto Ferreira da Silva , oriundo da Covilhã. Era um ou dois anos mais novo do que nós mas estava hospedado numa casa onde os "covilhanenses" mais velhos, do meu ano escolar, estavam hospedados.
.
Foto obtida em Abril de 1950 (?)
numa "viagem de estudo" a Castelo de Vide
O João Frey Roy, é o primeiro à esquerda e, entre muitos ainda identifiquei a 
Titina (do Louriçal), o Rafael Gamas, a Maria Irene Folgado Pereira (da Quinta da Polida), o Filipe Juanico (à direita) e a Júlia Cardoso.
.
Muitos anos mais tarde, em 15.12.1973,   encontrei o João Ferreira da Silva na cerimónia da inauguração do Bairro da Urbissado, em Setúbal. Foi uma festa...
.
... depois, estive muitos mais anos sem o ver!
Só voltei a encontrar este "Amigo de outros tempos"
... agora na época dos "facesbuques"!...
E pela foto que aqui deixo... parece estar em grande forma!...
.
Está no ar, em suspenso, um encontro em Setúbal, no Largo da Fonte Nova,mas vamos ter de esperar mais uns mesas, pela época da sardinha...
E espero que possamos ter a companhia do Luís, do Aprígio e do Zé Galvão. Vais ter então a oportunidade de recordar com o Aprígio, o que era viver na "Casa do Velho Inácio".

Sem comentários: