Páginas

09 novembro 2019

Merece ser destacado...

… no Diário de
Vasco Pulido Valente
no "Público" de hoje, 
09 Novembro 2019.
.
Vasco Pulido Valente
.
No dia 02 de Novembro, VPV escreveu no seu Diário:
"O programa do Governo desapareceu sob as saias do assessor de Joacine e a política desapareceu sob a pessoa de Joacine ela própria. Bem sei que a cultura republicana está a desaparecer perante a cultura identitária, mas, para a minha idade, um cidadão continua a ser uma entidade abstracta, sem saias, sem cor e sem gaguez. Todo este espectáculo me repugna e me enfurece.
Quem leu as dezenas de artigos de propaganda que Rui Tavares escreveu tentando convencer as pessoas que o partido, absurdamente chamado Livre, era a esquerda europeia, não pode deixar de ficar embasbacado. O submundo das querelas radicais continua a fervilhar como uma infecção, mesmo quando nós não damos por isso."
.
No dia 06 de Novembro, VPV escreveu no seu Diário:
"Duas técnicas da Segurança Social, seja isso o que for, estão acusadas de tirar duas filhas à mãe. Essa mãe era vítima de violência doméstica e fez, em protesto, 26 dias de greve de fome (25 chegavam para matar o adulto médio) e ainda hoje só pode ver as filhas duas vezes por semana: aparentemente o grande crime dela, que não se provou, foi ter abandonado a criança mais velha, de quatro anos, num café.
Uma pessoa pasma que dois funcionários administrativos -- é isso que em última análise as duas "técnicas" são -- possam separar uma família ao seu arbítrio pelo simples exercício de um poder que o Estado lhes conferiu. Mas podem. O jornalismo que por aí se esfalfa a examinar a justiça portuguesa nunca deu por esta barbaridade, que se instalou calada e burocraticamente. Quando a descobri, num noticiário da SIC, tremi de medo. Um dia destes aparece-me um "técnico" em casa, com um papel na mão, declara-me incapaz e mete-me num asilo; nenhum dos nossos políticos vai achar que se tratou de uma violação dos direitos do homem. A Constituição que se lixe."

Sem comentários: