Páginas

03 outubro 2019

Morreu Freitas do Amaral...

Morreu o antigo presidente e histórico fundador do CDS, Diogo Freitas do Amaral. Tinha 78 anos.
.

Diogo Freitas do Amaral
.
Professor catedrático de Direito e antigo ministro dos Negócios Estrangeiros, marcou a história da política nacional em vários momentos. Foi candidato à Presidência da República, em 1986. Candidato a Belém com o apoio do PSD e do CDS, alcançou 48,8% dos votos na segunda volta, ficando muito próximo da vitória que coube a Mário Soares.

Diogo Pinto Freitas do Amaral nasceu na Póvoa de Varzim em 21 de julho de 1941. Foi líder do CDS, partido que ajudou a fundar em 19 de julho de 1974 e ministro em vários governos. Integrou os governos da Aliança Democrática (AD), entre 1979 e 1983, e mais da tarde do PS, entre 2005 e 2006.
Depois de ter deixado o CDS em 1992, ocupou a pasta dos Negócios Estrangeiros, onde deu grande impulso à diplomacia económica.
.
Diogo Freitas do Amaral, o último dos quatro fundadores da democracia portuguesa, deixa um enorme legado político, académico e humano. Várias gerações aprenderam verdadeiras lições de vida com o seu rigor e sabedoria e, sobretudo, a sua inatacável decência pessoal.

Sem comentários: