Páginas

26 outubro 2019

À sua Crónica de hoje...

...Miguel Esteves Cardoso
...deu-lhe o título
A merda de Lisboa

Antes de construir novos aeroportos, para receber mais
milhões de cagadores, construam esgotos e ETAR para
Lisboa não cheirar mal. Por muito bonita que seja, o
cheiro a merda atira-a para a mais suja e miserável condição
.
.
Miguel Esteves Cardoso
.
"Morremos de saudades de Lisboa, nós, os lisboetas exilados. Não é paradoxo: quanto mais bonito o exílio, mais a saudade custa. Por muito bonito que um sítio seja só Lisboa é que é Lisboa.
Saímos do Largo do Camões pelo Chiado fora, registando melhorias, ausências, novidades e desilusões.
"Aqui era a Pastelaria Marques", digo eu à Maria João, apontando o que hoje é a Stradivarius. Mas e. la é novitas e não se lembra da Marques
Maior foi a minha melancolia: era a pastelaria favorita da minha mãe. Eu preferia a Ferrari e não era, como teimava a minha mãe, por causa da marca dos automóveis -- era por causa dos folhados de carne, dos babás de rum, dos duchaises e dos batidos de morango.
Fomos lanchar à Confeitaria Nacional, o último reduto da velha guarda, onde há bolo-rei à farta, mesas vazias, empregados exímios, clientes felizes e um mundo inteiro de delícias por provar.
Andámos pela Baixa, por cada rua, várias vezes.. Mas, desde o princípio do nosso passeio , por onde quer que andássemos, fomos acompanhados por um fedor horrendo a merda velha de esgotos sobrecarregados.
Olhámos à nossa volta para as multidões de turistas e lisboetas. Há um excesso da cagadores. Como é que o chiado e a Baixa de Lisboa não hão-de cheirar a merda?
Antes de construir novos aeroportos, para receber mais milhões de cagadores, construam esgotos e ETAR para Lisboa não cheirar mal. Por muito bonita que seja, o cheiro a merda atira-a para a mais suja e miserável condição.
Lisboa, quem vive nela e quem a visita, merece cheirar bem. Ou a nada."
.
É o "estilo de MEC" que nós até lhe desculpamos...

1 comentário:

Alexandre Bastos disse...

Absolutamente verdade. Não é preciso desculpa lo