Páginas

28 outubro 2019

Eles foram professores do Liceu...

António Gualberto Corvo Mendes
.
Foi professor efectivo do 5ºGrupo (Geografia) que veio do Liceu Diogo de Gouveia em Beja. Tomou posse em 15 de Julho de 1958 e permanece no Liceu até ao fim do ano lectivo de 1961/62 ano em que concorre a Lisboa. Em 16 de Janeiro de 1959 é nomeado Director das Instalações de Geografia. Foi Director do 1ºCiclo nos dois últimos anos passados no Liceu.

Corvo Mendes já tinha bastante idade quando o conheci. Na ausência de material didáctico para os seus alunos do 2ºCiclo, o Dr. Corvo Mendes dava-se ao trabalho de desenhar em casa os mais variados tipos de mapas geográficos que depois mandava gravar em stencil e reproduzia para que os alunos pudessem pintar ou escrever às perguntas que ele sugeria… “Cobrava” dois tostões por cada mapa. 

Anos mais tarde costumava vê-lo na pastelaria Ateneia, ali junto ao elevador de Santa Justa, no primeiro andar na esquina da rua do Ouro, acompanhado por uma senhora, também ela de muita idade, ali passando as tardes, à espera do lanche, a observar o movimento e a ver passar o tempo… Era um bom homem, o Dr. Corvo Mendes.

Sem comentários: