Páginas

27 abril 2019

70ºAniversário...

Professores da época…
.
Maria Sofia Chelmikhi Liebermeister Vasconcelos Guimarães .
Nasceu na freguesia de S.Mamede, em Lisboa no dia 22 de Fevereiro de 1928. Era diplomada pelo Instituto Nacional de Educação Física - INEF
Foi professora contratada de Educação Física, no ano lectivo de 1946/47 e tomou posse do lugar em 17 de Dezembro de 1946.
.


Foto de 30 de Abril de 1947
Os alunos da turma A, do 3ºAno.

Apenas consegui identificar algumas figuras… A Clotilde Botelho (a segunda a contar da direita e a quem pertence esta foto), o Alberto Guilherme Alves (o mais alto lá atrás), o Carlos Leandro Gomes (sozinho, à frente), a Maria Austrália Neves, a Suzete Pereira Rica, a Maria da Conceição Gonzalez Léon (ao centro, na primeira fila)
.
Maria Sofia teve como colegas nesta turma do 3ºAno, os professores António Manuel Gamito, a D. Natália Dias Tavares, a D. Josefina Laura Lopes, Lacerda Ferreira, António Bandeira, D. Fernanda Piedade, o padre Mário de Carvalho e o colega de grupo Orlando Serradas Duarte… Nesta altura não havia “misturas”: rapazes para um lado e meninas para o outro! Daí ter de haver dois professores de Educação Física…
.

Conheci a D.Maria Sofia um ou dois anos depois, quando ela foi colocada no Liceu de Nun’Álvares, em Castelo Branco. Esta professora acabou por se radicar naquela cidade sendo ali conhecida por Maria Sofia Pinto Cardoso por via do matrimónio. Ali casou, ali lhe nasceram os filhos, ali viveu muitos anos. Terminou a carreira em Lisboa depois de ter concorrido ao Liceu de D.Pedro V, acompanhando a carreira do marido quando este, no sector bancário, foi colocado num banco da capital. Faleceu há alguns anos atrás.
.
Maria Sofia Chelmikhi Liebermeister
de Vasconcelos Guimarães


.
Alguns anos mais tarde, em 1951 ou 1952, já depois da inauguração do Edifício do Liceu de Setúbal, Sofia Guimarães foi colocada como professora efectiva, no Liceu de Nun’ Álvares, em Castelo Branco e ali se fixou durante uma vida inteira. 

Sem comentários: